sexta, 17 de janeiro de 2020 - 16:34h
Unidade móvel do Hospital de Amor leva atendimentos para cinco municípios
Exames de PCCU e mamografia são ofertados para mulheres de comunidades.
Foto: Ascom Sesa
Calçoene foi o primeiro município do cronograma a receber a ação.

Na região centro-oeste do estado, Calçoene recebe ações de saúde por meio da unidade móvel do Hospital do Amor. O município é o primeiro de um cronograma que pretende atender outras localidades do estado.

Desde segunda-feira, 13, o veículo equipado como uma clínica oferta exames de PCCU e mamografia em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Calçoene. Os atendimentos no local seguem até o dia 21 de janeiro.

Nesta sexta-feira, 17, o secretário de Estado da Saúde, João Bittencourt, esteve em visita ao município e acompanhou o trabalho realizado pela unidade. Ele destacou que a preocupação com a saúde da mulher.

“Nós sempre contamos com a parceria das prefeituras para ajudar a informar aos munícipes sobre a presença da unidade. Este é um trabalho de extrema importância para a luta e prevenção do câncer de mama e colo do útero”, disse.

O atendimento e oferta de exames também se estendem aos moradoras de comunidades nos arredores do município. Na quinta-feira, 17, as mulheres da comunidade do Carnot tiveram acesso aos exames

Além de Carnot, a comunidade Lourenço também terá acesso aos exames. A prefeitura do município deve ceder um ônibus para o transporte das mulheres que buscam atendimento médico.

Depois de Calçoene, a unidade móvel seguirá o seguinte cronograma em:

• Amapá: 27/01 a 11/02
  • Pracuúba: 17/02 a 21/02
  • Santana: 02/03 a 31/03

A unidade também conta com a parceria dos municípios para que as unidades básicas de saúde façam o levantamento de quantos atendimentos serão feitos, a partir do cadastro de mulheres aptas a fazer os testes.

Para ter acesso aos exames, as interessadas devem apresentar:

• RG
  • CPF