Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 17 de janeiro de 2019 - 16:45h
Setor de serviços cresce 1,5% frente a outubro no Amapá
Percentual refere-se à série sazonal interrompendo duas quedas sucessivas: setembro e outubro, conforme divulgado pelo IBGE.
Por: Da Redação
Foto: Reprodução/IBGE

Em novembro de 2018, o setor de serviços no Amapá avançou 1,5% em relação a outubro (série com ajuste sazonal), interrompendo duas quedas sucessivas (setembro e outubro). Em comparação a novembro de 2017 (série sem ajuste sazonal), o volume de serviços apresentou a 55ª variação negativa seguida.

São 4 anos e 7 meses com resultados negativos na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O acumulado no ano variou -6,3%. Já o acumulado nos últimos 12 meses ficou em -6,7%. São praticamente 5 anos com resultados negativos sucessivos (desde dezembro de 2013). Estes resultados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Regionalmente, entre outubro e novembro (série com ajuste) houve retrações em 20 dos 27 estados, apesar da estabilidade no total dos serviços (0,0%). Entre os locais que tiveram queda, destaque para o Rio de Janeiro (-2,4%), que acumula perda de 4,8% nos últimos três meses. Por outro lado, a principal contribuição positiva veio de São Paulo (0,7%), que acumula um ganho de 2,2% desde agosto.

Em relação a novembro de 2017, a expansão do volume de serviços no Brasil (0,9%) foi acompanhada por apenas 6 das 27 unidades da federação. Por outro lado, a influência negativa mais significativa veio do Rio de Janeiro (-8,4%).

Com informações do IBGE

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá