Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 17 de janeiro de 2017 - 12:05h
Seed apresenta Escola em Tempo Integral e Escola Militar para pais e alunos
Encontro fará apresentação dos modelos de ensino e vai tirar dúvidas do público.
Por:

Estudantes da rede estadual de ensino público e responsáveis terão a oportunidade de conhecer melhor a dinâmica das Escolas em Tempo Integral e Escola Militar, nesta quinta-feira, 19. O encontro promovido Secretaria de Estado da Educação (Seed) será realizado no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir das 8h30.

Na reunião ‘Educação Inovadora: Escola de Tempo Integral e Escola Militar’, técnicos da Seed apresentarão as metodologias de ensino, ações na infraestrutura dessas unidades, como será a alimentação, horário, gestão, entre outros requisitos. O público-alvo serão alunos da 8ª série, 9º ano e responsáveis.

Para a coordenadora da equipe de implantação de Educação em Tempo (ETI) da Seed, Carla Beatriz Carvalho, o encontro é uma oportunidade para que a comunidade possa compreender o funcionamento de cada modelo educacional para facilitar a escolha da escola no ato da matrícula. “É importante que pais e alunos conheçam e tirem dúvidas sobre a filosofia e metodologia da ETI para optar por efetivar a matrícula ou não nessas unidades de ensino”, explicou a coordenadora.

Escola em Tempo Integral

No Amapá, oito escolas estaduais aderiram ao Programa Nacional de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral para o Ensino Médio, do Ministério da Educação (MEC), que funcionarão no ano letivo de 2017.

Em média, 1,3 mil alunos deverão ser contemplados nessa primeira fase do programa, que foi instituído pela Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro deste ano, e pela Portaria do MEC nº 1.145, de 10 de outubro.

As escolas selecionadas pelo (MEC), são: Colégio Amapaense, José Firmo do Nascimento, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino e Tiradentes, em Macapá; e Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves, em Santana.

Escola Militar

Em 2017, as escolas estaduais Antônio Messias, no bairro Zerão, e Risalva Freitas do Amaral, bairro Pantanal, passarão a funcionar como Escola Militar. A Escola Estadual Antônio Messias terá a gestão compartilhada entre a Seed e a Polícia Militar (PM/AP). Já a Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral terá a gestão compartilhada entre Seed e Corpo de Bombeiros (CBM/AP).

Na Escola Antônio Messias, a comissão pedagógica da PM informou que a unidade deverá contar com projetos sociais desenvolvidos pelo órgão de segurança como o Peixinhos Voadores, com aulas de natação, Cidadão Mirim e Proerd.

Segundo o CBM, na Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral os alunos farão parte de projetos sociais realizados pela instituição, bem como usarão uniforme padronizado característico. Haverá, ainda, o apoio de monitores que contribuirão para a organização do ambiente e disciplina no espaço escolar.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá