quinta, 17 de janeiro de 2019 - 18:51h
Produção artesanal gera renda para participantes do projeto Oficina Criativa
São encomendas de camisas customizadas, arranjos para aniversários, tiaras, canetas decoradas e outros objetos.
Por: João Clésio
Foto: Ascom/Sete
Quase 30 pessoas participaram as oficinas oferecidas pela Sete. Todas receberam certificado de conclusão

As primeiras oficinas realizadas no início deste ano pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) de customização de camisas, artigos religiosos, canetas decoradas e confecção de tiaras e laços para cabelos, já começam a gerar renda para alguns participantes. O projeto Oficina Criativa é executado na Casa do Trabalhador, em Macapá.

Maria do Socorro Mendes dos Santos, 58 anos, participou de três das quatro oficinas. Ela comemora a encomenda de 60 CDs decorativos para um baby chá e mais 16 canetas personalizadas. “O que aprendi estou colocando em prática agora. Fico feliz em ver o resultado, com as pessoas tendo interesse em comprar meus produtos. É uma renda a mais que entra para custear minhas despesas diárias”, comemorou Maria.

Marlene Santos Oliveira, 67 anos, é outra que não esconde a satisfação em ver os resultados da arte de customizar camisas. “Estou conseguindo vender as camisas por um preço médio de R$ 25,00. São peças exclusivas e atraem a atenção dos clientes. Agradeço pela oportunidade de aprender mais esta atividade”.

Nesta quinta-feira, 17, foi concluída a oficina de confecção de tiaras e laços para cabelos. Foi a última de uma série de quatro, que contemplou 28 alunos, a maioria mulheres. Estão previstas para este primeiro semestre de 2019 oficinas para confecção de peso de porta (vaso com flores de fuxico); customização de camisas; porta-guardanapos; confecção de bolsas com caixa de leite; ovos de páscoa; preparo de brigadeiro; trança de raiz e laços e tiaras. As aulas foram ministradas pelas instrutoras Elcione Vales e Aline Azevedo. Todos os participantes receberam certificados.

“Montamos um cronograma e pretendemos executá-lo. O que nos motiva a continuar o projeto é ver que muitas mulheres participantes estão produzindo e vendendo as peças. Então, isto significa que o resultado tem sido positivo”, avaliou Marcella Chesca, secretária do Trabalho e Empreendedorismo.

A Casa do Trabalhador fica na Avenida Mendonça Júnior, entre as Ruas Paraná e Marcelo Cândia, no bairro Santa Rita.

Créditos:

Ascom/Sete