Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 17 de janeiro de 2019 - 20:27h
Governo fortalece parceria com Instituto Natura e Fundação Lemann por mais alfabetização
Governador Waldez Góes e equipe da Secretaria de Estado da Educação reuniram-se com instituições para traçar estratégias de aprendizagens na alfabetização.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Pedro Gomes/Seed
Representantes das organizações apresentaram a iniciativa que pretende alfabetizar todos as crianças do Amapá em até quatro anos

Com o objetivo de transformar o Amapá em referência em alfabetização, o governador Waldez Góes e a equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seed) reuniram-se com representantes do Instituto Natura e da Fundação Lemann, para reafirmar parcerias e discutir novas estratégias que alavanquem os resultados de alfabetização via regime de colaboração entre Estado e municípios. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira, 17, no Palácio do Setentrião.

O Instituto Natura e a Fundação Lemann são organizações sem fins lucrativos que buscam fortalecer pessoas e organizações que fazem parte da área educacional para que promovam uma mudança significativa e positiva na educação. O governador Waldez Góes reiterou que o Instituto Natura já é parceiro do Amapá nos programas Escola Digital, Escola do Novo Saber e Colabora Amapá.

“Além do Instituto Natura, este ano teremos também a Fundação Lemann, que vai somar conosco em transformar em realidade o nosso novo sonho: alfabetizar todas as crianças amapaenses e transformar o Amapá em referência em alfabetização”, pontuou Góes.

Regime de Colaboração

Para o presidente do Instituto Natura, David Saad, não há outro caminho para mudar a realidade educacional do país que não seja pelo regime de colaboração entre Estado e municípios. Ele acredita que o Amapá é o Estado ideal para ser referência em alfabetização, pois tem apenas 16 municípios, portanto, dá para fazer um trabalho com todos os estudantes que necessitam de alfabetização e ter esse resultado rápido, em um prazo de quatro anos.

“Só conseguiremos mudar de forma efetiva e rápida se Estado e municípios estiverem juntos e focados. Agora, vamos sair dessa parceria mais pontual e ir a uma mais robusta, com mais recursos. Traçaremos estratégias de como fazer para que essa iniciativa da alfabetização atinja todo o Estado. Acreditamos que conseguimos impactar e transformar essa fase em quatro anos”, destacou Saad.

Educação de qualidade x desafios sociais

A Fundação Lemann tem dois pilares: a educação pública de qualidade para todos os estudantes, e formar lideranças comprometidas em resolver os desafios sociais para melhorar o Brasil. De acordo com Camila Cardoso, líder de políticas educacionais da instituição, a intenção é ajudar o Amapá a desenvolver políticas estruturantes ao seu povo, com mais equidade e menos desigualdade.

“O Instituto Natura e a Fundação Lemannn vão apoiar a aprendizagem, indo desde a secretaria de Educação até a sala de aula. Nossa iniciativa foi inspirada no Programa de Alfabetização na Idade Certa do Ceará e nos resultados alcançados pelo Estado. Mas vamos construir juntos, formar profissionais, e colaborar para que todas as crianças sejam alfabetizadas”, frisou Camila.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, sublinhou que o estudante não deve ter apenas o acesso à escola, e sim possuir uma qualidade de ensino, uma educação efetiva. “Nós sabemos aonde queremos chegar e as parcerias necessárias para isso. Agradeço ao apoio do Instituto Natura e da Fundação Lemann e me comprometo com esse novo desafio. Estamos prontos para esse novo passo, pois não há segurança, não há sequer desenvolvimento social, se não tiver investimento na educação”, resumiu Goreth Sousa.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá