quinta, 15 de dezembro de 2016 - 19:34h
Seminário vai discutir fortalecimento da Rede de Atenção Primária
O eixo principal de discussão será a compreensão e o conceito de Planificação da Atenção Primária.

Com o objetivo de reorganizar o modelo de atenção primária à saúde da população, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizará no dia 20 de dezembro, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), o I Seminário Estadual de Saúde para os prefeitos eleitos e assessores dos 16 municípios.

O evento trará como o tema "Reorganizando as Redes de Atenção no Amapá", que tem como objetivo fortalecer a atenção básica de saúde, para que ela exerça de fato seu papel estratégico.

O encontro reunirá, além dos prefeitos, assessores técnicos das Secretarias Municipais de Saúde e Sesa. O eixo principal de discussão será a compreensão e o conceito de Planificação da Atenção Primária (APS).  Além disso, temas como a Análise Situacional da Saúde dos Municípios, Programa de Melhoria e Acesso à Qualidade da Atenção Básica e Regulação dos Serviços de Saúde, também serão debatidos durante o evento.

A APS é uma proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em todo o Brasil, por meio de um processo de planejamento de atenção à saúde. O projeto consolida-se com a realização de 11 oficinas presenciais e tutoriais, que resultam em um plano de intervenção da APS no âmbito municipal e estadual.