Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 16 de dezembro de 2017 - 10:35h
Réveillon 2018 terá Virada Afro no Amapá
Evento destacará a riqueza afro-étnica do Amapá em celebração ao Réveillon 2018
Por:
Foto: Arquivo Secom
Durante a reunião foram explicados os detalhes do evento que vai celebrar a chegada de 2018

A II Virada Afro – Circuito Cultural Amapá Afro celebrará o Réveillon 2018 na orla da capital amapaense. A expectativa é que 150 mil pessoas compareçam ao evento que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de dezembro com programação que destacará a riqueza cultural dos povos afrodescendentes do Estado. Trata-se de uma ação conjunta dos governos federal e estadual em parceria com a Fundação Cultural Palmares e emendas do deputado federal Marcos Reátegui. Confira a programação.

O assunto fui discutido nesta sexta-feira, 15, em um encontro realizado pelo governo do Estado, no qual estiveram presentes representantes de segmentos relacionados à cultura afro-étnica, como grupos de marabaixo e batuque; de capoeira; de ritos tradicionais de matriz africana e de hip-hop, todos interessados em compor as apresentações culturais da II Virada Afro.  O deputado Marcos Reátegui também participou da reunião.

Durante o encontro, o secretário adjunto do Gabinete Civil, Carlos Marques, explicou que os grupos serão selecionados por meio de uma chamada pública organizada pelo governo estadual. Os habilitados receberão um valor destinado ao cachê e aos gastos com alimentação e transporte dos componentes, que irá variar conforme a distância. “O fomento vai ser repassado diretamente aos grupos tradicionais”, frisou Marques.

A titular da Secretaria Extraordinária dos Povos Afrodescendentes (Seafro), Núbia Souza, destacou que a participação dos grupos afro-étnicos é uma forma de valorizar a cultura amapaense, de estimular o turismo e de gerar renda, fortalecendo a economia local. Ela acrescentou que as apresentações serão transmitidas ao vivo no site do Ministério da Cultura, o que ajudará a difundir a cultura do Amapá.

O evento

A II Virada Afro – Circuito Cultural Amapá Afro contará com uma feira, unindo cultura e comércio de produtos afro-étnicos em uma grande festividade. Haverá também shows com atrações artísticas locais e nacionais que celebrarão a cultura afro e a chegada do ano novo. 

Os três dias de programação acontecerão em toda a extensão do complexo Beira Rio. Serão dois palcos, o principal no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá e outro ao lado do Banco do Brasil.

A programação musical já foi definida. No dia 29, o público poderá assistir ao show de Diogo Nogueira; no dia 30 a apresentação será de Mariene de Castro. No dia 31, para encerrar a festa e comemorar o réveillon, acontecerão os shows de Leci Brandão e Ana Mamento. A programação completa do evento será divulgada nos próximos dias.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá