sexta, 16 de dezembro de 2016 - 14:00h
Investidores árabes visitam o Amapá para conhecer os potenciais do Estado
A primeira agenda do dia foi a visita técnica na Companhia Docas de Santana.
Foto: Marcelo Loureiro
Investidores conheceram as instalações da Companhia Docas de Santana, usada na exportação de produtos

Investidores de grupos empresarias árabes estão no Amapá para conhecer os potenciais do Estado. Na manhã desta sexta-feira, 16, o decano dos Embaixadores Árabes e embaixador da Palestina, Ibrahim Azeben, e o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Michel Alaby, realizaram uma visita técnica na Companhia Docas de Santana. A agenda é uma articulação do governo do Amapá e da deputada federal Josy Araújo.

No porto, técnicos da Agência Amapá de Desenvolvimento Econômico e da Companhia Docas de Santana apresentaram aos investidores o papel estratégico do Porto de Santana, no que diz respeito ao transporte via Canal do Panamá, na América Central, que dinamiza a travessia do Oceano Atlântico para o Oceano Pacífico.

“O Porto de Santana é uma opção mais rápida e 30% mais barata. Temos muitos potenciais que podem ser interligados, promovendo o desenvolvimento do Estado. Esse intercâmbio econômico é fundamental para essa promoção”, avaliou o presidente da Companhia Docas de Santana, Eider Pena.

O vice-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Joselito Abrantes, enfatizou que o setor produtivo do Estado é de grande interesse dos investidores, “Alimentos, proteína animal, açaí, pescado, é uma gama muito grande de produtos. Estamos fazendo essa aproximação para que eles possam conhecer nossos potenciais”, disse Abrantes.

A deputada federal Josy Araújo anunciou que mobilizará a bancada federal para que os parlamentares possam destinar emendas que contribuam diretamente com o fomento do setor produtivo. “Nosso potencial foi despertado e precisa de investimentos. Temos a missão de contribuir junto ao governo do Amapá”, destacou a parlamentar.

O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Michel Alaby, ficou impressionado com todo potencial do Amapá. “É um Estado extremamente rico e com excelentes oportunidades de negócios. Não temos dúvida que teremos outras agendas por aqui”, afirmou Michel Alaby.

Agenda

À tarde, a comitiva árabe cumpre no Palácio do Setentrião, onde o governador Waldez Góes e sua equipe do setor econômico, juntamente com empresários e representantes de outras organizações ligadas ao setor privado, iniciam uma série de apresentações sobre as oportunidades de negócios no Amapá.