Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 16 de dezembro de 2018 - 10:25h
Escola Esther Virgolino é a grande vencedora do Festival de Bandas e Fanfarras 2018
Nove instituições de ensino público disputaram o título neste sábado, 15, em frente à Casa do Artesão, em Macapá.
Por:
Foto: Pedro Gomes/Seed
Integrantes da Banda de Fanfarras da Escola Esther Virgolino comemoram o título do festival

A Escola Estadual Esther Virgolino foi a grande vencedora do Festival de Bandas e Fanfarras 2018. A disputa musical contou com a participação de nove instituições de ensino público, de Macapá e outros municípios do Estado, em frente à Casa do Artesão, neste sábado, 15. Ao todo, 500 músicos das nove instituições de ensino participaram do show cultural.

A escolha ocorreu por meio de votação na internet, através de um link no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O público considerou a música, coreografia e evolução no desfile. A vencedora é de Macapá e recebeu 225 votos. Os cinco primeiros lugares receberam troféus de participação.

A rede estadual foi representada por cinco escolas de Macapá (Gonçalves Dias, Nilton Balieiro, Tiradentes, Colégio Amapaense e Esther Virgolino); duas do município de Tartarugalzinho (Maria José e Alzira Lima) e uma de Oiapoque (Joaquim Nabuco). Também participaram do festival, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap).

As fanfarras se diferem pelas adaptações de hits conduzidos por instrumentos como corneta, bombos, surdos, linhas de pratos e repique. Além disso, bailarinos, porta-bandeiras e porta-estandartes deixam a apresentação ainda mais alegre. Toda essa emoção conquistou o coração do jovem maestro Rafael dos Santos. Aos 22 anos, ele rege a Banda Marcial da Escola Estadual Nilton Balieiro comandando 41 estudantes.

"Sinto muito orgulho e prazer no que faço. Comecei na banda tocando bumbo quando ainda era estudante. Hoje, tenho a satisfação em ser maestro. A música mudou a minha vida", declarou o jovem.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, prestigiou o evento e ressaltou a importância de valorizar a cultura no processo de ensino-aprendizagem. "Apoiamos e incentivamos a música e a cultura, como um todo, no fortalecimento da nossa identidade cultural e na qualidade da educação por meio de festivais, mostras e outras iniciativas", pontuou.

O evento é promovido pelo Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa) e Federação de Bandas, Fanfarras e Regentes do Amapá (Febfrap).

Confira a colocação

1º lugar- Esther Virgolino

2º lugar- Joaquim Nabuco

3º lugar- Gonçalves Dias

4º lugar- Colégio Amapaense

5º lugar- Nilton Balieiro

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Pedro Gomes / Seed

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá