segunda, 16 de outubro de 2017 - 14:59h
Etapa nacional dos jogos acontece de 16 a 25 de novembro em Brasília-DF
Por: Weverton Façanha .Colaboradores: Costa Filho
Foto: Weverton Façanha

As equipes que representarão o Amapá na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, categoria de 15 a 17 anos, estão definidas. Os campeões da fase estadual foram conhecidos na última semana, em Macapá. Cerca de quatro mil alunos atletas de todo o Estado, envolvendo as fases municipais, participaram das modalidades coletivas de futsal, voleibol, handebol, basquete e vôlei de praia, nas categorias masculino e feminino.

Na modalidade de futsal, o domínio foi das escolas do interior do Estado. No feminino, a final foi entre os colégios Munguba do Jari,  Vitória do Jari e Lourimar Simões Paes, de Cutias do Araguari. O título ficou com a Escola Munguba, que venceu por 4 a 1, e se tornou bicampeã do torneio.

No futsal masculino, a decisão também envolveu uma escola do interior, Teotônio Brandão Vilela de Vitória do Jari, que enfrentou o Colégio Amapaense (CA) de Macapá. E o campão foi o tradicional CA, que venceu por 4 a 3, e conquistou a vaga para a etapa nacional dos jogos.

Para o coordenador dos Jogos Escolares, professor Olivaldo Nunes, o evento tem um saldo positivo e agora o intuito é ter uma boa participação na etapa nacional. “Encerramos os jogos da maneira que planejamos e avaliamos que foi um sucesso. A partir desse momento, já estamos montando a organização para levar esses alunos atletas para etapa nacional”, disse.

Com investimento do governo do Estado e através de emenda parlamentar do deputado federal Roberto Góes de R$ 1,4 milhão, para realização de grandes eventos esportivos no Amapá, também está incluso os Jogos Escolares e contempladas as passagens áreas, permitindo o deslocamento dos amapaenses até a sede de realização das competições, em âmbito nacional.

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de quatro mil cidades participantes.

A fase nacional dos Jogos Escolares de 15 a 17 anos serão disputados entre os dias 16 e 25 de novembro, em Brasília (DF).

Classificação final

Futsal Masculino
1º Colégio Amapaense (Macapá)
2º Escola Estadual Teotônio Brandão Vilela (Vitória do Jari)