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segunda, 16 de setembro de 2019 - 09:53h
Secretaria de Transporte conclui fase de terraplanagem na Linha A
Serviço de drenagem também está sendo finalizado; em breve, os 500 metros de extensão que liga o bairro Marabaixo à AP-440, serão pavimentados.
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Foto: Philippe Gomes/Secom
Máquinas auxiliaram em todo o trabalho no trecho que liga a Rodovia AP-440 ao bairro Marabaixo

A Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) concluiu a terraplanagem da Linha A, primeira etapa da obra realizada via administração direta na zona oeste da capital. O trecho de 500 metros é uma das três frentes de trabalho do projeto da Nova Duca Serra.

De acordo com a Setrap, a terraplanagem do local foi executada em cerca de 20 dias com o auxílio de patrulha mecanizada, retroescavadeira, rolo compactador e tratores do tipo patrol e com grade. Antes de o serviço ser iniciado, a área recebeu limpeza e retirada de vegetação.

“A terraplanagem é a fase inicial da obra, ela torna o terreno plano e prepara a área para o recebimento do asfalto. Durante esse processo, nós jogamos o aterro, nivelamos e compactamos a terra. É um serviço que parece simples, mas faz toda a diferença”, explicou um dos encarregados de serviços rodoviários da Setrap, José Gemaque Barreto.

O trecho também está recebendo o serviço de drenagem, etapa que consiste na instalação de bueiros e dispositivo de drenagem (descida d’água), para o escoamento das águas pluviais e garantir a vida útil da pavimentação. Após essas etapas, toda a extensão da linha receberá pavimentação e sinalização, dando mais comodidade e diminuindo o tempo no trânsito de moradores da região.

A Linha A coincide com a Avenida 18 do Marabaixo, onde o governo do Estado também realiza serviços de mobilidade urbana. A via é o principal e mais rápido acesso à Rodovia AP-440 (conhecida como Km 9), que, por sua vez, tem ligação com a Rodovia Duca Serra (AP-020) e a BR-210, na zona norte de Macapá.

Nova Duca Serra

O novo projeto da Rodovia Duca Serra prevê a entrega de 17,7 km duplicados - dos quais, 7 km já estão prontos -, entre o 34º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), no bairro Alvorada, em Macapá, até as proximidades do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM), no município de Santana. Ao longo da rodovia, também serão construídos 12 retornos e 2 rotatórias, 4 passarelas elevadas, ciclovia, acostamento e inserção de barreiras de segurança, também conhecidas como barreiras New Jersey.

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