quarta, 10 de agosto de 2016 - 09:16h
Técnicos discutem elaboração de Plano Diretor para Oiapoque
Troca de informações entre técnicos de municípios diferentes enriqueceu o planejamento.
Gestores do município de Oiapoque e técnicos da SDC trocaram informações sobre a importância do Plano Diretor Municipal.

Os avanços e dificuldades na elaboração do Plano Diretor Municipal (PDM) de Oiapoque foram temas da reunião técnica promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC) nesta quarta-feira (10), em Macapá.

Gestores do município de Oiapoque e técnicos da SDC das áreas de mobilidade urbana, planejamento, desenvolvimento urbano trocaram informações sobre a importância do Plano Diretor Municipal na gestão territorial e no planejamento, discutindo ainda  as possibilidades de acesso a recursos.

“São questões que ajudam a desenvolver o município de maneira planejada, inteligente e a longo prazo”, disse Fernando França, Gerente do núcleo de programas mobilidade urbana da SDC.

Com a presença da vice-prefeita do município de Oiapoque, Maria da Luz Souza, os principais passos para elaborar, atualizar ou implantar o Plano Diretor foram apresentados pelos técnicos da SDC, onde foi apontado demandas, capacidade de investimento, custos e propostas de ações entre outros passos.

Para ela, a reunião foi produtiva. “Considero muito importante esta interação com a Secretaria das Cidades e outros municípios. Assim, conhecemos os avanços e as dificuldades que são semelhantes às nossas. É conhecer as estratégias ideais para o construir o PDM que queremos colocar em pratica”, afirmou.

O técnico Manoel Robertinho, coordenador de Programas Urbanos da Secretaria, considerou a reunião esclarecedora. “Eu participo da equipe técnica que elabora Termo de Referência para o Plano Diretor e nos deparamos com dificuldades em relação as informações e equipe técnica local. Os passos e os critérios adequados a seguir são de enorme relevância para um bom trabalho no município”, disse ele.