sexta, 12 de agosto de 2016 - 16:21h
Suframa anuncia licitação para construção de sede regional no distrito industrial
A previsão é as obras iniciem no primeiro semestre de 2017.
O secretário de Estado do Planejamento, Antônio Teles Júnior, lembrou que os recursos para a construção da sede já estão garantidos.

Durante agenda no Amapá, o superintendente adjunto de Planejamento Regional da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Marcelo Pereira, anunciou que já está em fase de conclusão o edital para a construção da sede regional do órgão em Macapá.

Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Suframa gerencia as Áreas de Livre Comércio (ALCs) da Amazônia e a Zona Franca Verde de Macapá e Santana. O órgão é responsável pelas políticas e mecanismos de atração de investimentos estrangeiro e nacional na região.

Nesta sexta-feira, 12, uma comitiva formada por secretários de Estado do setor econômico e pelo secretário de Inovação do MDIC, Rafael Moreira, visitou o terreno onde a sede regional será edificada, no Distrito Industrial, localizado na rodovia Duca Serra. O espaço possui acesso às duas rodovias federais mais importantes do Amapá: a BR-156 e BR-210.

De acordo com Marcelo Pereira, o projeto básico já está concluído e o certame para contratação de empresa para execução deverá ser aberto logo após a legalização do terreno, que está em andamento. Segundo ele, as instalações vão permitir uma gestão mais dinâmica da ZFV de Macapá e Santana, o que possibilitará maior potencialização do polo industrial a partir dos mecanismos trabalhados pela Suframa.

A sede regional poderá promover desde qualificação e consultorias, até a identificação de mercados consumidores para os empreendedores interessados em investir no polo industrial local. Com isso, será possível estimular investimentos em infraestrutura e fortalecer as atividades de serviços e do comércio de mercadorias. “Com a sede, a ZFV terá à disposição a expertise sobre industrialização que a Suframa adquiriu desde a instalação da Zona Franca de Manaus, 49 anos atrás”, afirmou.

O secretário de Estado do Planejamento, Antônio Teles Júnior, lembrou que os recursos para a construção da sede já estão garantidos, através de uma emenda parlamentar do deputado federal, Cabuçu Borges. A previsão é as obras iniciem no primeiro semestre de 2017.