sexta, 16 de julho de 2021 - 19:58h
Governo do Amapá oferece oficinas e palestras para artesãos no interior do estado
Parceria permitiu aos empreendedores do município de Calçoene o aperfeiçoamento da produção de peças em madeira e cerâmica.
Por: João Clésio
Foto: Ascom/Sete
Participantes das oficinas e palestras receberam certificados emitidos pela governo do Estado

Uma parceria entre o Governo do Amapá e a Prefeitura de Calçoene ofereceu uma série de oficinas sobre a identificação cultural, turística e técnicas artesanais aos artesãos do município, que fica ao norte do estado.

A qualificação aconteceu de 13 a 16 de julho. Nos quatro dias, os empreendedores tiveram a oportunidade de participar de oficinas de demonstração de produção de souvenir em madeira e pirogravura, sobre cerâmica tradicional e aplicação de iconografia Cunani em peças artesanais.

Eles também puderam assistir palestras sobre o Parque Arqueológico do Solstício e artesanato como um produto turístico: potencialidades do município de Calçoene.

A artesã Maria do Carmo de Sousa Almeida ensinou a técnica de confecção de souvenir em madeira e pirogravura - a arte de desenhar em madeira utilizando ponta aquecida.

“É uma gratidão poder repassar este tipo de conhecimento aos artesãos de Calçoene. A pirogravura é uma técnica que exige atenção, concentração e criatividade na hora de aplicar na madeira”, comentou.

A qualificação é resultado de uma parceria entre as secretarias de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete); Turismo (Setur) e a Prefeitura de Calçoene.

As palestras e oficinas atendem uma solicitação da Prefeitura de Calçoene e integra o projeto “Plano de Ação Integrado: Fomento a Atividade Artesanal e Turística do Município de Calçoene”. Todos os artesãos receberam certificados.

O treinamento foi ministrado, também, pela professora Laurineia Costa da Silva (Calçoene), Sandro Borges (Setur), pelo artesão Paulo Mendes de Moraes e a artesã Ezequiele Lima de Moraes Monteiro.

Os técnicos da Sete aproveitaram a viagem até Calçoene para entregar as carteiras de artesãos e trabalhadores manuais. A proposta é inseri-los nas atividades desenvolvidas pelo Governo do Estado, como é o caso das feiras de artesanato e outros eventos locais.