terça, 16 de julho de 2019 - 15:27h
Empreendedores são orientados sobre financiamento e receptivo em Mazagão Velho
Palestras e oficinas são realizadas pelas secretarias do Trabalho e Empreendedorismo, Turismo, Agência de Fomento e prefeitura de Mazagão
Por: João Clésio
Foto: Ascom/Sete
Uma das palestra foi sobre boas práticas no manuseio de alimentos, voltada aos empreendedores populares

Os empreendedores que vão vender alimentos, bebidas, artesanato e manualidades na 242ª edição da Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, estão sendo orientados sobre financiamento, manuseio de alimentos, história da festividade, meio ambiente e atendimento ao público. As palestras e oficinas iniciaram no dia 9 Julho, e encerram nesta quarta-feira, 17.

As secretarias do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), do Turismo (Setur), Agência de Fomento do Amapá (Afap) e a prefeitura de Mazagão são responsáveis pela capacitação. Entre os temas abordados, estão a Identificação Cultural da Festa de São Tiago nas Peças Artesanais; Artesanato como Produto Turístico – Potencialidades da Vila de Mazagão Velho; Investir Sustentabilidade: Como Preservar o Meio Ambiente e Lucrar com Novas Ideias; Orientações sobre Recebimento de Propostas de Financiamentos; Boas Práticas no Manuseio de Alimentos e Turismo Receptivo e Qualidade no Atendimento ao Turista.

As palestras e oficinas ocorrem na Vila de Mazagão Velho e na Escola Estadual Dom Pedro, em Mazagão Novo. Parte da estrutura de barracas para abrigar os empreendedores individuais, autônomos, artesãos e grupos econômicos solidários será cedida pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). O apoio à Festa de São Tiago será com 40 barracas, medindo 3mx3m.

“O ciclo de oficinas e palestras oferecidas pelo Governo do Amapá, em parceria com a prefeitura de Mazagão, tem a finalidade de permitir que os empreendedores possam ter mais conhecimento sobre a história da festividade e repassar às pessoas que visitam Mazagão Velho, atender de forma diferenciada o público, como acessar o financiamento de recursos, manipular os alimentos de acordo com as normas sanitárias e dar uma destinação adequada ao lixo produzido”, avaliou a secretária da Sete, Marcella Chesca.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).