terça, 16 de julho de 2019 - 09:13h
Bombeiro mazaganense que serve à Força Nacional é a figura de São Tiago 2019
Soldado Paulo Neto ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Amapá em 2014 e atua na capital federal.
Por: Gabriel Penha
Foto: Gabriel Penha/Secom
Paulo Neto dará vida à figura principal da festa, a de São Tiago

O mazaganense Paulo Serra Pimentel Neto, 30 anos, é o responsável por dar vida ao personagem São Tiago em 2019. Bombeiro militar de profissão, é acostumado a lidar com situações de risco. O soldado Paulo serve à Força Nacional de Segurança em Brasília (DF). A Força é um programa federal de cooperação de Segurança Pública entre a União e os Estados, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça (MJ).

De uma das famílias mais tradicionais do distrito do Carvão, em Mazagão, o soldado ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) em 2014. Atualmente, está cedido à Força Nacional. A cessão dos militares acontece através de Pacto Federativo. Segundo Paulo Neto, há um período de adaptação e treinamento para incorporar nas fileiras da Força, que conta com servidores de segurança militares e civis de todo o Brasil.

Ao invés de sorteio, o critério para a escolha do personagem principal, deste ano, foi uma promessa feita pela mãe quando ele tinha dez anos e estava acometido de malária. Neste mês de julho, Neto entrou de férias, troca temporariamente a farda rajada em cinza, usada na capital federal, pela indumentária mais importante vestida por um cavaleiro na festividade de Mazagão Velho.

“A hierarquia e a disciplina da vida militar com certeza serão significativas para segurar a responsabilidade que será fazer a figura de São Tiago. Sei que não será fácil, pois tenho a noção de que se trata de uma das mais importantes manifestações religiosas e culturais do Estado”, assinala o bombeiro militar.

O protagonista das encenações diz que o período de preparação foi entre as folgas que teve no Amapá. Paulo Neto relata que tem na família o alicerce para que tudo saia bem durante o seu período de compromisso.

“A figura é o centro das atenções. Minha família tem sido muito importante, especialmente minha mãe, que pede a Deus para que eu esteja preparado espiritualmente para desenvolver esse papel, com humildade, discernimento e sabedoria. Será, com certeza, um momento de muita emoção para todos nós”, acredita Paulo Neto.

Entre os espectadores, um em especial completa quatro meses no dia de 16 de julho, data em que começa oficialmente a Festa de São Tiago. Trata-se do pequeno Davi Emanuel, primeiro filho de Paulo Neto, que nasceu no dia 16 de março deste ano. Mais uma alegria para o figurante principal, num ano que está sendo especial para este bombeiro militar.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).

Créditos:

Gabriel Penha/Seafro