sexta, 16 de março de 2018 - 17:58h
Governo implantará sistema de abastecimento de água em Anauerapucu, em Santana
O projeto está na fase de revisão de valores. Obra tem aporte financeiro de emenda parlamentar no valor de R$ 1,65 milhão.
Foto: Cássio Albuquerque
Nesta sexta-feira, 16, a equipe técnica da Caesa se reuniu com deputada federal Marcivânia Flexa para informar como está sendo conduzido o processo

A comunidade de Anauerapucu, pertencente ao município de Santana, será beneficiada com a implantação de um sistema de abastecimento de água. O projeto está sendo conduzido pelo Governo do Estado, através da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) por meio de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A obra visa oferecer à população um sistema isolado de abastecimento de água, do qual a captação será feita diretamente do manancial do Rio Anauerapucu. O projeto está na fase de revisão de valores e a previsão da Caesa é que a obra inicie até o mês de julho deste ano.

“Estamos atuando nesta etapa, com o acompanhamento técnico da Funasa para, posteriormente, abrirmos o processo de licitação a fim de que obra inicie até o início do segundo semestre”, adiantou o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás.

Foi disponibilizado para a obra, o valor de R$ 1,65 milhão, oriundo de emenda parlamentar da deputada federal Marcivânia Flexa, que destacou a importância da obra para a comunidade, a qual não possui cobertura de água tratada. Os moradores contam com poços artesianos.

Nesta sexta-feira, 16, a equipe técnica da Caesa se reuniu com a equipe da parlamentar e explicou como está sendo conduzido o processo e como será a estrutura do abastecimento de água. “O governo e a Caesa estão buscando formas de melhorar a qualidade de vida da comunidade de Anauerapucu, a partir da conclusão deste sistema”, verificou a deputada.

A companhia tem buscado a cooperação técnica com as prefeituras e, também, com a Funasa para dar assistência aos municípios na melhoria do fornecimento de água, tanto na área urbana quanto nas comunidades da área rural. Esse trabalho está sendo realizado com as prefeituras de Oiapoque, Laranjal do Jari, Calçoene, Pedra Branca, Pracuúba e Ferreira Gomes.