terça, 16 de março de 2021 - 13:07h
Governador do Amapá anuncia lockdown
Restrição mais rígida passa a valer a partir de quinta-feira, 18, em todo o Estado para diminuir o número de casos, internações e óbitos por covid-19.
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Waldez Góes fez anúncio durante coletiva de imprensa no Palácio do Setentrião.

Em entrevista coletiva, o governador do Estado, Waldez Góes, anunciou nesta terça-feira, 16, lockdown a partir de quinta-feira, 18, com duração de uma semana em todo território amapaense para conter o avanço da covid-19. Antes disso, valem as orientações adotadas no último decreto que inclui Lei Seca e toque de recolher entre 21h e 5h.

Na quarta-feira, 17, Waldez Góes fará um novo pronunciamento detalhando as regras do lockdown, e anunciando medidas socioeconômicas para amenizar os impactos causados pela pandemia.

O comunicado foi feito após apresentação dos últimos relatórios epidemiológicos que apontam crescimento nos casos confirmados, internações e óbitos, mesmo diante das medidas restritivas e reforço na assistência e vigilância em Saúde. Os dados foram confirmados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp) – dispositivo do Estado que gerencia a crise sanitária no estado.

Além das medidas mais restritivas, Waldez anunciou, ainda, o reforço na retaguarda de assistência hospitalar, com abertura de novos leitos, apoio a rede primária de saúde e entrega de insumos e medicamentos, e também a ampliação no Plano de Imunização, com compra de mais vacinas e busca ativa aos grupos prioritários.

“Cumprir as medidas restritivas é proteger os amapaenses. Vamos intensificar as fiscalizações com o objetivo de salvar vidas. Fora isso, o Estado vai permanecer reforçando a rede primária de atendimento dos 16 municípios e a assistência em saúde na média e alta complexidade”, disse o governador.

Medidas restritivas

Seguem suspensas nos próximos dias o consumo de bebida alcoólica dentro de estabelecimentos comerciais e logradouros públicos e privados, como calçadas, praças e vias públicas em geral.

Enquanto o lockdown não entra em vigor, permanece reduzido o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, entre 6h e 20h. Para evitar aglomerações nas ruas, a circulação de pessoas só será permitida até as 21h, com exceção daquelas que buscam atendimento de saúde ou atividade essencial.

A partir de quinta-feira, 18, serviços não essenciais serão suspensos. O rodízio de veículos não será adotado nesse primeiro momento, mas o transporte é recomendado apenas para fins trabalhistas ou busca dos serviços essenciais, como atendimento médico.

Relatório epidemiológico

Conforme o relatório da 10ª semana epidemiológica deste ano (7 a 13 de março), o Amapá registou aumento nas médias móveis de casos confirmados (de 233 casos para 345 casos, ou seja, 48,1%), óbitos (de 12 mortes para 20, ou seja, 66,6%) e internações, comparado com a 8ª semana (21 a 27 de fevereiro).

Ainda de acordo com o levantamento, a taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva é de 92,4 % no sistema público e 94,6% na rede particular. Também a taxa de ocupação de leitos clínicos é de 93,3 % na pública e 97,8% na particular.

O relatório aponta também que o Amapá encontra-se na fase roxa, que representa altíssimo risco de contágio do coronavírus, no qual requer o endurecimento de medidas mais restritivas.

Reforço na assistência em saúde

O Estado recebeu duas usinas geradoras de oxigênio destinadas a Laranjal do Jari e Oiapoque. O maquinário permite o funcionamento de ventiladores pulmonares e outros equipamentos que são fundamentais aos pacientes como quadro mais grave de covid-19.

As usinas foram doadas pelo Ministério da Saúde após pedido feito pelo governador, Waldez Góes, com articulação do senador Davi Alcolumbre.

Em relação aos leitos voltados para pacientes acometidos pelo coronavírus, o Governo do Estado tem ampliado a rede hospitalar conforme o aumento gradativo de internações.