Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 16 de março de 2017 - 12:39h
Fortaleza de São José comemora 235 anos com exposições e cultura
Programação busca destacar importância do monumento para a sociedade amapaense
Por:
Monumento tem o título de Patrimônio Nacional desde 1950 e é o maior que os portugueses já construíram

Um dos mais belos monumentos históricos do Brasil vai realizar neste domingo, 19, uma programação pelo dia de inauguração da Fortaleza de São José de Macapá, que completa 235 anos. A programação que terá início às 16 horas, com apresentações artístico-cultural, exposições e corte de bolo nas dependências do monumento.

O evento está sendo organizado pela secretaria de Estado da Cultura do Amapá (Secult) e traz como novidade o tema “sustentabilidade”. O monumento tem o título de Patrimônio Nacional desde 1950 e é o maior forte que os portugueses já construíram no país e o mais bem conservado atualmente que foi estrategicamente construído na foz do maior rio do planeta. É reconhecida como museu desde 2008 pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e pela Revista Caras (2008) ganhou o título de uma das 7 Maravilhas Brasileiras.

Para a coordenadora de preservação de Patrimônio Histórico da Secult, Zenaide Dutra, a Fortaleza se confunde com a própria história e crescimento de Macapá. Para ela, o momento é também uma oportunidade de reflexão a respeito do tipo de relação que as pessoas estabelecem com o patrimônio.

“Precisamos amadurecer o sentimento de apropriação, de identificação cultural e refletir sobre a necessidade de protegê-la, gerando uma nova postura em relação a uma das nossas maiores referências”, destacou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá