Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 16 de fevereiro de 2021 - 18:57h
#VacinaAmapá: 66 idosos do Abrigo São José recebem segunda dose da vacina contra a covid-19
A ação segue programação do Plano de Imunização do Governo do Amapá que prevê na primeira etapa a aplicação das vacinas em trabalhadores da saúde, idosos institucionalizados e indígenas.
Por:
Foto: Arquivo Abrigo São José
Idosos receberam a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus em um intervalo de 28 dias entre as aplicações.

A segunda dose da vacina contra a covid-19 começou no Amapá. Brasiliana Lacerda Trindade, de 68 anos, moradora do Abrigo São José, recebeu o reforço da Coronavac nesta terça-feira, 16. A ação dá continuidade ao Plano de Imunização do Governo do Amapá que prevê na primeira etapa a aplicação das vacinas em trabalhadores da saúde, idosos institucionalizados e indígenas.

Dona Brasi, como é chamada por todos no abrigo, também foi a primeira idosa do estado a ser vacinada em janeiro - quando iniciou a campanha. Muito vaidosa e de laço branco na cabeça, aguardava ansiosa pela segunda dose da vacina.

"Graças a Deus, estou muito feliz, foi uma benção, estou protegida. E me sinto bem", declarou a idosa.

Além dela, outros 66 idosos receberam a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus em um intervalo de 28 dias entre as aplicações, completando assim o ciclo de imunização, conforme recomenda o fabricante da Coronavac.

A ação de imunização foi conduzida pela enfermeira do abrigo São José, Samara Pinheiro, e técnicas de enfermagem que pertencem à instituição. A enfermeira declarou que não houve casos de reação após a aplicação da primeira dose entre os idosos do abrigo, e reforçou que mesmo com o ciclo de vacinação completo as medidas de prevenção serão mantidas.

"Como conduta, após o esquema vacinal, vamos continuar com as medidas preventivas como o uso de máscara, lavagem das mãos e isolamento social. Hoje carrego comigo um sentimento de alívio e segurança por todos eles. Os idosos são mais vulneráveis à doença e poder vê-los com a imunização completa, reforça o direito de cada um deles à saúde, como garante o estatuto do idoso", declarou Samara.

O abrigo São José é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) administrado pelo Governo do Estado. Os moradores são assistidos pela Secretaria Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims) com o desenvolvimento de ações assistenciais para  garantir o bem estar e qualidade de vida.

Vacinação para Idosos

A imunização contra o novo coronavírus também foi estendida pra idosos acima de 85 anos não institucionalizados. Desde sábado, 13, a capital começou aplicar a vacina, para esta etapa. O Governo do Amapá repassou 3.203 doses do imunizante Coronovac para a Prefeitura de Macapá. Já o município de Santana, iniciou a vacinação para os maiores de 85 anos na sexta-feira, 12, com o apoio do Governo do Estado.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá