Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 16 de janeiro de 2018 - 15:17h
Pesquisas de arqueologia ganham reforço com ferramenta cartográfica
Sistema de Informação Geográfica facilita a coleta e o agrupamento de dados após trabalho em campo.
Por:
Foto: Maksuel Martins
Acadêmicos, pesquisadores e técnicos do Iepa estão sendo capacitados para melhorar as pesquisas de arqueologia no Amapá.

Acadêmicos e pesquisadores de arqueologia terão maior facilidade na análise de seus trabalhos com o curso de Sistema de Informação Geográfica (SIG), promovido pelo Núcleo de Pesquisa Arqueológica (NUPArq) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa). A capacitação iniciou-se nesta terça-feira, 16, e conta com uma turma de 17 participantes, entre acadêmicos, pesquisadores e técnicos do NUPArq.

O SIG é um sistema de software de informação que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem. A ferramenta, constituída por um conjunto de programas computacionais, separa a informação em diferentes camadas temáticas e as armazena independentemente, permitindo trabalhar com elas de modo rápido e simples. O operador pode usar a informação existente através da topologia dos objetos estudados.

A instrutora do curso e mestra em geografia Muryel Arantes falou que o curso surgiu com a necessidade de se juntar a cartografia com a elaboração de mapas, que atualmente é feita de modo digital pelo SIG.

“Este é um projeto-piloto, no qual trabalhamos ferramentas como a cartografia básica, cartografia temática e GPS para construção de mapas. O objetivo é que os pesquisadores tenham a capacidade de elaborar os seus próprios mapas”, afirmou Arantes.

Ela destacou ainda que um dos grandes benefícios é garantir a qualidade dos dados que são produzidos em campo, porque eles irão entender a coordenada e organizar com mais precisão as informações colhidas.

“Ensinamos o manuseio do GPS e após a coleta de dados, as informações são sintetizadas em mapas temáticos sobre a área de estudo, facilitando o trabalho deles”, frisou.

O acadêmico do curso de história da Universidade Federal do Amapa (Unifap) e bolsista do Núcleo de Arqueologia do Iepa Jonathan Monteiro, 20 anos, disse que o curso proporciona um aperfeiçoamento sistemático das atividades desenvolvidas pelos pesquisadores. “Essa é uma oportunidade única, onde temos chance de aprender mais sobre a área de confecção de mapas, estatigrafias que ajudam a aperfeiçoar mais nosso trabalho realizado na arqueologia. Teremos mais precisão nas informações referentes aos objetos encontrados no campo e pesquisar características de um lugar concreto”, afirmou.

O curso que tem carga horária de 40h e acontece até o dia 26 de janeiro, no laboratório do NUPArq das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os concluintes receberão certificados.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá