Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 15 de dezembro de 2018 - 21:10h
Governo leva solidariedade e diversão para 42 bairros de Macapá e Santana
Corrente de solidariedade proporciona ações para bairros de Macapá e Santana. Programação faz parte do projeto Celebra Amapá, do governo do Estado.
Por:
Foto: Maksuel Martins / Secom
Em alguns locais, a programação contou com a presença do Papai Noel, que chamou a atenção da criançada

Uma corrente de solidariedade foi formada por servidores públicos do Governo do Estado do Amapá para a realização do Natal da Solidariedade de 2018. O evento aconteceu neste sábado, 15, com a distribuição de cerca de 20 mil brinquedos e kits lanches para crianças de 42 bairros de Macapá e Santana. A programação fez parte do projeto Celebra Amapá, executado pelo governo para colocar o Estado no clima de Natal e Ano Novo.

A ação de solidariedade dos servidores estaduais levou brincadeiras, jogos e, em alguns locais, a presença do Papai Noel para animar a criançada presente. Cada localidade que recebeu o evento foi adotada por servidores de um órgão governamental e ficaram responsáveis pela arrecadação dos brinquedos e montagem da programação. Tudo com o apoio das lideranças comunitárias.

Uma das comunidades que recebeu programação foi o bairro Perpétuo Socorro, adotado por servidores do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), onde foram distribuídos 2 mil brinquedos e 2 mil lanches. “Todos os nossos servidores contribuíram com esse ato de solidariedade e doaram um pouco do seu tempo para fazer o fim de ano dessas pessoas um pouco mais feliz", destacou a diretora-presidente do Iepa, Marlene de Almeida.

Para a dona de casa Luma Martins, ações como essa servem para aproximar um pouco mais a gestão pública da comunidade. “São pequenos gestos que fazem com que as pessoas se sintam lembradas pelo governo, que tenham esse reconhecimento”, reconheceu Luma.

No bairro Jesus de Nazaré o evento foi organizado na quadra da igreja Jesus de Nazaré, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que distribuiu cerca de 600 brinquedos e kit lanches. Além disso, houve apresentações teatrais, brincadeiras e pintura corporal para as crianças.

O microempreendedor Cleiton Araújo levou a filha Luma para participar da programação do bairro. Ele aprovou a atitude dos servidores estaduais que garantiu um Natal mais alegre para crianças do Estado. “Muitas famílias são carentes e não têm condições de comprar um brinquedo para a criança, então, essa ação aconteceu no momento certo e deveria se tornar uma tradição”, evidenciou Araújo.

Nos conjuntos Laurindo Banha e Conjunto São José, no bairro Novo Buritizal, as atividades foram organizadas na quadra da Escola Estadual Mário Quirino por servidores da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Foram distribuídos 500 brinquedos e 500 kits lanches, além de brincadeiras, pula-pula, apresentação do coral da comunidade e a presença do Papai Noel.

A dona de casa Deila Diele Souza ficou emocionada com a felicidade de seus dois filhos em participar da festa promovida pelos servidores. “Pra gente é uma alegria muito grande poder trazê-los para se divertir, se distrair e festejar em uma data como essa; é uma valorização”, frisou.

Os servidores da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) e Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) entregaram, juntos, cerca de 580 brinquedos e mil lanches no bairro Santa Inês e Conjunto Mucajá, no Beirol. “As duas secretarias se mobilizaram juntas para a realização desse evento. Organizamos tudo junto com a comunidade e conseguimos tornar a ação um sucesso”, disse a presidente da Agência Amapá, Tânia Maria Miranda.

Também foram realizadas ações do Natal da Solidariedade em diversos bairros das zonas sul, norte, leste e oeste da capital, Distrito de Fazendinha e Igarapé da Fortaleza, em Santana.

Celebra Amapá

Além de ações de responsabilidade social, o projeto Celebra Amapá conta com ações de empreendedorismo, cultura e lazer como os espetáculos dos Autos de Natal, Feirão Natalino 2018, Réveillon da Beira-Rio 2019 e Réveillon nos municípios.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Maksuel Martins / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá