Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 12 de dezembro de 2016 - 22:11h
GEA entrega Ponte da Integração e reforça política de desenvolvimento econômico
Cerimônia foi marcada pela valorização da cultura e tradição do povo mazaganense. Mais de 10 mil pessoas prestigiaram o evento.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
Descerramento da placa oficializou a inauguração da Ponte da Integração e o fim da travessia por balsas no rio Matapi

O Governo do Estado do Amapá (GEA) entregou nesta segunda-feira, 12, a Ponte da Integração Washington Elias dos Santos. O empreendimento marca o fim do isolamento terrestre de Mazagão para outras regiões do estado e da dependência de balsas para realizar a travessia, que durou 50 anos. A cerimônia foi marcada pela valorização da cultura e tradição do povo mazaganense.

Participaram da cerimônia a equipe de governo, parlamentares e representantes das comunidades dos municípios de Macapá, Santana e Laranjal do Jari. Mais de 10 mil pessoas de várias partes do estado estiveram presentes no evento.

Para o governador Waldez Góes, a estrutura da ponte e os acessos finalizados representam o esforço político e administrativo da atual gestão para entregar esta importante obra para a população amapaense.

O gestor destacou que além de fortalecer a integração e o desenvolvimento do eixo metropolitano, composto pelos municípios de Macapá, Santana, Mazagão e Vale do Jari, a obra beneficia diretamente cerca de 160 mil pessoas que vivem na região.

“A ponte vai cumprir um papel de aproximar as pessoas, motivar os investidores, de melhorar a mobilidade urbana e dar a segurança para quem investir. Mesmo com a crise, daqui a um ano, vamos comemorar uma nova realidade que vai refletir direto na qualidade de vida das pessoas e das cidades”, frisou o governador.

Góes também destacou que a Ponte da Integração fecha o conjunto de obras do Plano Rodoviário Estadual, planejado para a região de Mazagão. “Entregamos a primeira grande obra em 2010, que foi a Ponte do Rio Vila Nova, que ajudou consideravelmente na qualidade de vida do povo. Quando assumimos novamente, em 2015, pavimentamos a Rodovia AP-010, ligando Mazagão Novo a Mazagão Velho. Entregar a ponte agora é uma sensação de dever cumprido e reforça nosso compromisso com essa população”, assegurou.

O vice-governador, Papaléo Paes, destacou as articulações do Governo para concluir esta obra. Um dos desafios enfrentados foi regularizar uma dívida deixada pela gestão anterior de R$ 25.353.114,50, referente às medições não pagas à empresa CR Almeida, no período de agosto a dezembro de 2014.

“Hoje, conseguimos dar um grande passo na história do povo do Amapá. Entregamos uma obra que tem um significado imenso para esse povo de Mazagão, que sofreu por mais de meio século com a travessia por balsa. Além de dar fim a esse problema, essa ponte vai dar início a um novo capítulo no desenvolvimento do nosso estado”, declarou.

O titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), Jorge Amanajás, destacou o trabalho da equipe técnica da instituição que realizou o gerenciamento e as inspeções na obra para que esta estivesse dentro das normas de engenharia, tecnologia e de segurança.

“Sem dúvidas, é uma obra grandiosa, bela e, acima de tudo, segura para o tráfego de veículos, pedestres e ciclistas. Foi um esforço nosso e de mais de dois mil trabalhadores, entre engenheiros, técnicos e operários, que trabalharam arduamente para que hoje acontecesse esse momento tão grandioso e importante para nossa gente”, acrescentou Amanajás.

Na cerimônia também foi lembrado dos cavaleiros que realizam a batalha entre mouros e cristãos durante a Festa de São Tiago, maior evento turístico religioso do município de Mazagão. O vice-presidente da associação cultural da festividade, André Jacarandá, falou da emoção e felicidade da população em receber esta obra.

“O povo de Mazagão está em festa por mais essa vitória. Essa ponte era esperada por anos pela nossa gente, e hoje, esse antigo sonho foi realizado. A partir de agora temos mais condições de mostrar nossa tradição e cultura para todos os cantos do Amapá”, comemorou.

A autônoma Maria dos Santos é moradora de Mazagão e dependia das balsas para se deslocar para Macapá três vezes por semana. Para ela, a liberação do tráfego na ponte marca o fim de um longo período de atraso para a população.

“Foram muitos anos enfrentando filas enormes e muitos transtornos para a gente atravessar pra Macapá e Santana. A ponte significa muito para mim e para a gente da nossa cidade, pois teremos agora um trajeto menor e sem filas”, disse.

O evento foi encerrado com a homenagem aos operários que contribuíram na travessia de balsa para Mazagão durante estes 50 anos. Quem representou estes trabalhadores foi o senhor Gervásio Ferreira, que atuou durante 25 anos na função.

Outra grande homenagem foi em memória ao pioneiro mazaganense Washington Elias dos Santos, personalidade que dá nome ao empreendimento. A esposa, Maria Caçula, de 92 anos, e os filhos do pioneiro receberam a placa de homenagem das mãos do governador e da primeira-dama, a deputada estadual Marilia Góes.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Fotos: Marcelo Loureiro e Alex Silveira

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá