Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 15 de outubro de 2020 - 12:39h
“Com esse dinheiro consegui investir em maquinário para produzir ainda mais”, diz agricultor beneficiado pelo PAA
O programa permite a aquisição de produtos diretamente da agricultura familiar, sendo os agricultores selecionados em chamada pública do Governo do Amapá.
Por: Weverton Façanha
Foto: Erick Macias
Erinaldo Siqueira é produtor de pescado no Distrito do Coração

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2020 é visto pelos agricultores como uma excelente ocasião para vender seus produtos e garantir uma boa renda neste ano atípico de pandemia do coronavírus.

O PAA 2020 terá um montante de R$ 7,2 milhões para investimento na agricultura familiar. O programa é executado pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) em parceria com a Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims).  

Na quarta-feira, 14, foi realizada a primeira feira do PAA 2020 em Macapá, que atendeu 35 agricultores, 14 entidades sociais com aquisição de 9 toneladas de alimentos e um investimento de mais de R$ 41 mil.

Um dos produtores que esteve na ação foi Erinaldo Siqueira, do Distrito do Coração. Ele entregou 210 quilos de peixe e destacou a eficiência do programa.

“É uma excelente chance que temos para conseguir uma boa renda. Com esse dinheiro eu já consegui investir em maquinário para produzir ainda mais e, também, pude comprar eletrodomésticos para minha casa, ou seja, para nós um grande programa”, comemorou.

Por outro lado, as entidades sociais recebem os produtos adquiridos durante a feira. Karolyne Duarte, socióloga e coordenadora do Centro Pop-Amizade, que atende pessoas em situação de rua, destaca que os alimentos in natura auxiliam na alimentação mais nutritiva para os beneficiários.

“Nós atendemos pessoas em vulnerabilidade social e conseguimos pela primeira vez estar entre as entidades selecionadas, e isso é de grande importância, pois, daremos mais qualidade na alimentação com esses produtos que são cultivados de maneira natural”, declarou.

A próxima feira em Macapá será dia 4 de novembro e ocorrerá na quadra esportiva do Projeto Minha Gente, na zona norte da capital.

 

Municípios

Neste mês de outubro ainda ocorrerão às feiras nos municípios de Santana, Mazagão, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá e Oiapoque. O programa este ano, com dois processos administrativos finalizados, atenderá 1.044 agricultores, 300 entidades sociais e mais de 50 mil pessoas.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Fotos: Erick Macias

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá