Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 15 de setembro de 2021 - 11:51h
Governo do Amapá implanta comitê de monitoramento de eventos em saúde pública
O objetivo é facilitar a implementação de ações de monitoramento e resposta em situação de potencial ameaça, como surtos e epidemias.
Por:
Foto: Ascom/SVS
A criação do Comitê de Monitoramento foi realizada nesta quarta.

O Governo do Amapá instituiu nesta quarta-feira, 15, o Comitê de Monitoramento de Eventos de Saúde Pública (CME). O objetivo é facilitar a implementação de ações de monitoramento e resposta em situação de potencial ameaça, como surtos e epidemias, além de doenças de causas desconhecidas, e que tenham eventual possibilidade de afetar a população.

O surto de sarampo que atinge alguns municípios do Amapá, é um exemplo de assunto que vai receber atenção especial do comitê. Além disso, outras doenças também são motivos de interesse, como a dengue, chikungunya e a síndrome de haff (doença da urina preta).

A coordenação é da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). Na prática, ocorrerão reuniões semanais, primeiro entre os setores da vigilância em saúde do Estado e depois envolvendo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para avaliar cada situação.

“É um fórum institucional que promove o debate sistemático do resultado do monitoramento dos eventos de interesse da saúde pública realizado tanto pelo Centro de Informações Estratégicas Vigilância em Saúde (CIEVS) e pelas demais áreas técnicas da SVS”, explica Solange Costa, gerente do CIEVS/SVS.

O objetivo também é integrar diversos setores da vigilância em saúde para fundamentar as decisões dos gestores. Quando necessário, o comitê também convocará outros órgãos para participar do fórum.

“É mais um instrumento importante para tomada de decisão da gestão. O comitê dará suporte técnico para o Governo do Estado elaborar as políticas na área de vigilância em saúde”, complementou Dorinaldo Malafaia, superintende da SVS/AP.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá