sexta, 15 de julho de 2016 - 16:08h
Transladação de São Tiago a Macapá encerra nesta sexta-feira
Abertura oficial da festa será com alvorada, na manhã de sábado, 16, em Mazagão Velho.
O clima de emoção marcou a visita dos festeiros.

Um almoço em uma residência na avenida Cora de Carvalho, no bairro Central, marca o fim da transladação das imagens de São Tiago e São Jorge em Macapá, nesta sexta-feira, 15. A comitiva de festeiros encerra uma visita de três dias à capital, como forma de intensificar a divulgação e reforçar o convite para a festividade, que inicia oficialmente no sábado, 16.

Desde a terça-feira, 13, os festeiros percorreram órgãos públicos e casas levando a religiosidade e a cultura de Mazagão Velho, onde acontece a Festa de São Tiago. Antes do retorno, ainda está marcada para a parte da tarde uma recepção pela Prefeitura de Mazagão na sede do município, além de uma breve parada na comunidade do Carvão.

Para dona Joaquina da Silva Jacarandá, de 63 anos, integrante do Grupo Litúrgico da festa, é mais um ano de missão cumprida. “Não é fácil largar tudo em Mazagão Velho e vir para Macapá, mas isso nada mais é do que nossa missão, nosso dever, que se repete a cada ano. Voltaremos para casa com a certeza desse dever cumprido”, assinala dona Joaquina.

O clima de emoção marcou a visita dos festeiros. Dona Maria Deolinda, que mora no bairro Zerão, na Zona Sul da capital, chorou ao lembrar a época em que ia a Mazagão Velho, onde nasceu, prestigiar a Festa de São Tiago. Evento do qual não participa mais pela saúde fragilizada.

A chegada da comitiva ao distrito mazaganense está prevista para as 19h desta sexta-feira. A Festa de São Tiago, uma das maiores manifestações cultuais do Amapá, acontece de 16 a 28 de julho, na vila de Mazagão Velho, a cerca de 70 quilômetros de Macapá, e em 2016 completa 239 anos – é realizada desde 1777. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Mazagão.