quarta, 15 de julho de 2020 - 16:34h
Governo do Amapá reforça distribuição de água em Santana com quatro novas bombas de captação
Duas das bombas já foram instaladas, e juntas fornecem 150 mil litros de água por hora.
Foto: Divulgação/Caesa

No município de Santana, segundo maior centro urbano do estado, o Governo do Amapá investiu R$ 72 mil na aquisição de quatro novos conjuntos motobomba que reforçarão a distribuição de água na cidade. Dois deles já tiveram o serviço de instalação finalizado nesta terça-feira, 14, e outros dois deverão chegar ao Amapá em 40 dias.

As duas bombas de 16cv já instaladas captam a água de poços no bairro Nova Brasília e Vila Olímpica – com vazão de 75m3 por hora cada, o que juntas equivale a 150 mil litros de água. O líquido é enviado à Estação de Tratamento da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) em Santana, que faz o tratamento do produto e o distribui para os bairros Centro, Provedor 2, Remédios 1 e 2, Hospitalidade, Comercial, Igarapé da Fortaleza e Ambrósio, aumentando a qualidade na pressão da água que chega às torneiras.

Os novos equipamentos são modernos e suprem a deficiência deixada por equipamentos desativados há três meses, e cuja manutenção já era dispendiosa e de grande dificuldade, por se tratarem de peças já fora de linha.

“Os novos conjuntos motobomba vêm suprir uma grande deficiência da Caesa em Santana. Com a modernização das bombas, damos mais segurança e qualidade aos clientes da Companhia no município, bem como uma resposta mais rápida e eficiente em casos de manutenção”, afirmou o diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás.

As outras duas bombas adquiridas têm capacidade de 25 cvs cada, e serão instaladas no bairro Provedor e no Módulo Esportivo, na Vila Olímpica.