terça, 16 de julho de 2019 - 08:51h
Festa de São Tiago 2019 inicia nesta terça-feira, 16; confira a programação oficial
Com apoio do governo, tradição completa 242 anos. Festividade segue até o dia 28 de julho na Vila de Mazagão Velho, a 70 km de Macapá.
Por: Gabriel Penha
Foto: Gabriel Penha/Arquivo
Cavaleiro vestido a caráter no Círio do dia 25 de julho, ponto alto da festa

A Festa de São Tiago 2019 inicia nesta terça-feira, 16, no distrito de Mazagão Velho, município de Mazagão, comunidade a cerca de 70 quilômetros da capital, Macapá. Como manda a tradição, os fogos e os tiros das alvoradas acordam a cidade para avisar que chegou mais uma edição da festividade; já por volta das 18h, acontece a primeira transladação das imagens de São Tiago e São Jorge para a Capela. Durante três dias, as imagens dos santos percorreram instituições públicas e residências de devotos em Macapá e Mazagão para divulgar o evento.

A partir da data de abertura, ocorrem novenas diárias que se iniciam por volta das 19h, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Após as celebrações religiosas, acontecem os arraiais com bingos e leilões seguidos de festas dançantes. Durante o dia, tem vasta programação no palco montado no balneário às margens do rio Mutuacá.

O ponto alto da festividade acontece nos dias 24 e 25 de julho, quando ocorrem as encenações das batalhas entre mouros e cristãos. No primeiro dia, à tarde, acontece o ritual da “Entrega dos Presentes”, e o Baile de Máscaras, à noite.

No dia 25, data dedicada ao santo, uma missa campal precede o Círio que toma as ruas de Mazagão Velho no período da manhã, com as imagens carregadas em andores por cavaleiros vestidos a caráter. Ao meio-dia se dá a passagem do “Bobo Velho” e à tarde as encenações dos demais episódios da tradição bicentenária.

Já nos dias 27 e 28, as crianças têm uma Festa de São Tiago exclusiva. Além da simplicidade e do brilho dos pequenos, funciona como preparação para que conheçam a tradição que um dia será responsabilidade deles. Um extenso calendário, que muda a rotina da vila habitualmente pacata e que seus moradores se esforçam para garantir que todo ano saia a contento.

“Sabemos da responsabilidade que é organizar esse que é um dos maiores eventos religiosos e culturais do Amapá. Para isso, acontece uma grande união de esforços, tanto internamente, quanto junto ao poder público”, assinala o presidente da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), Alexandre Queiroz.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).

16/07 (terça-feira)

4h – Alvorada Festiva

18h – Primeiro translado das imagens de São Tiago e São Jorge para a Capela

20h – Missa a cargo da Associação Cultural da Festa de São Tiago (AFST), comunidade do Carvão e Camaipi