quinta, 15 de julho de 2021 - 16:41h
Encontro com a juventude reúne segmentos contemplados pelo programa Amapá Jovem
Mais de 12 mil jovens beneficiados em todo o estado, além de um auxílio financeiro de R$ 150. O programa foi apresentado durante três dias à secretária Nacional de Juventude, Emilly Coelho.
Foto: Philippe Gomes
Atividades praticadas pelos jovens do Programa

Mais de 12 mil jovens beneficiados em todo o estado com atividades de diversos segmentos, além de um auxílio financeiro de R$ 150 reais, esse é o Amapá Jovem, que foi apresentado durante três dias para a secretária Nacional de Juventude, Emilly Coelho.

Um encontro da Juventude, no Museu Sacaca marcou o encerramento da programação. Durante o evento foram apresentadas as diversas vertentes do programa, desde a cultura, esporte, lazer, ao empreendedorismo e qualificação profissional.

“Estamos fechando essa agenda com a secretária Emilly que fez visitas em vários municípios conhecendo a realidade da juventude e do Amapá Jovem, agradecemos pela disposição em conhecer o projeto e esperamos firmar muitas parcerias”, disse o secretário extraordinário de Políticas para a Juventude Pedro Filé.

São jovens de 15 a 29 anos, beneficiados com o programa que visa tirá-los do risco de vulnerabilidade social, entre eles, a Beatriz Pantoja, bolsista do programa, que agora atua como monitora voluntária e pretende inscrever-se no processo seletivo para monitor.

“O Amapá Jovem transformou minha vida, sou bolsista e hoje atuo como monitora voluntária, pois me engajei muito nesse programa que traz tantas oportunidades para os jovens”, disse a jovem.

Oportunidades que foram apresentadas para a gestora nacional, com o intuito de estabelecer parcerias para ampliar o trabalho.

“Poder ver a execução desse projeto, que vi no papel, e agora conhecer pessoas, histórias que estão recebendo toda essa transformação com esse projeto e conhecer uma gestão comprometida com a juventude, é gratificante”, afirmou Emilly Coelho.

O evento contou com a participação da diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo, o vereador de Macapá Dudu Tavares, o Secretario de Políticas para os Povos Afrodescendentes, Joel Borges.

Mazagão

Em Mazagão são 1.100 jovens pelo programa, entre eles está Manoel Ramos, de 19 anos. Durante a visita da gestora, o bolsista apresentou um pouco do que é desenvolvido pelo Amapá Jovem no município, desde a música popular amapaense às tradicionais ladainhas da Festa de São Tiago.

Foi assim que ele enxergou a oportunidade de incentivar outros jvens a valorizarem a cultura local.

“Muitos dizem que a juventude só traz problemas, mas o Amapá Jovem nos vê como a solução. Com nossa garrar, vamos mudar o Brasil! O que faltava era oportunidade e eu as encontrei isso noprograma”, afirmou Ramos.

O acesso à cultura é um dos compromissos do programa com a juventude. Em Mazagão, as atividades neste segmento são incentivadas com acesso ao batuque, marabaixo e à capoeira - todas são atividades contínuas nos polos mazaganenses.

“O programa é transversal e o acesso à educação é um dos direitos da juventude que nós garantimos com o Amapá Jovem”, afirmou o secretário Pedro Filé.

Na oportunidade, Emilly Coelho, destacou o ID Jovem, documento que possibilita acesso a diversos benefícios e que está disponível no Amapá.

“Com o ID Jovem, o jovem terá a meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas no transporte coletivo interestadual, direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude”, explicou a gestora.

Sobre o programa

O Amapá Jovem é o maior programa de políticas públicas para a juventude do Governo do Amapá. Coordenado pela Secretaria de Políticas Para a Juventude, desde 2018 já beneficiou mais de 12 mil jovens, entre bolsistas e monitores. Um investimento de mais de R$ 34 milhões.

O programa, apoia-se na transversalidade das políticas públicas para a juventude amapaense, possibilitando o desenvolvimento e a emancipação dos jovens de 15 a 29 anos, com um auxílio financeiro no valor de R$ 150, sendo instrumento de redução de vulnerabilidades, riscos sociais e pessoais. É desenvolvido em diversas áreas e proporciona aos jovens em vulnerabilidade o acesso a saúde, educação, cultura, empreendedorismo, qualificação profissional, esporte, lazer, entre outras atividades, gerando oportunidades.

Recentemente, foi lançado o Amapá Jovem Universitário, beneficiando 700 jovens com incentivo a permanência no ensino superior. E com o novo edital de monitores reformulado, agora o programa oferta que o jovem seja bolsista e tenha a chance de tornar-se monitor do programa.