quarta, 15 de junho de 2016 - 15:39h
Sesa e Seed vão trabalhar ações de promoção, prevenção e atenção à saúde dos estudantes
O projeto visa o fortalecimento de ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde dentro da rotina escolar diária do aluno.

Para garantir atenção à saúde e educação integral aos estudantes da rede básica de ensino no Amapá, as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Educação (Seed) promoveram esta semana, a primeira Capacitação para Implantação do Programa Saber Saúde. O projeto visa o fortalecimento de ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde dentro da rotina escolar diária do aluno, voltadas à prevenção e à redução do uso do álcool, tabaco entre outros fatores de risco.

Com o foco diferenciado para o tabagismo, o Saber Saúde nas escolas irá trabalhar estratégias da saúde no contexto das doenças crônicas não transmissíveis e conta com a participação do Instituto Nacional do Câncer (Inca) em parceria com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) do Ministério da Saúde (MS) para reduzir a prevalência de fumantes e, por consequência, a morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

A coordenadora da capacitação do programa e referência técnica estadual do tabagismo, Maria Raimunda da Costa, disse que o Saber Saúde é uma estratégia que tem como característica a valorização da transversalidade do currículo. "Todos os temas propostos no Saber Saúde fazem parte da grade curricular que deverão ser trabalhados de forma dinâmica para fortalecer o conhecimento entre os alunos para que façam escolhas saudáveis", disse.

Maria Raimunda ainda destacou que irão trabalhar todos os fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis como: diabetes, hipertensão e apresentar formas como alimentação saudável, práticas corporais que contribuam com a prevenção e promoção da saúde.

Durante a capacitação a coordenadora do PNCT, Valéria Cunha, falou sobre o programa de educação que o MS, por meio do Inca, propôs, e que aborda fatores de risco dentro da grade curricular da escola. “Não seria uma aula específica para trabalhar o tabagismo, mas sim, em uma aula de matemática, por exemplo, calcular quantas árvores precisam ser derrubadas para fazer "x" maços de cigarro. A proposta é inserir na rotina diária dos alunos desde cedo, e com isso, torná-los multiplicadores."

Além disso a coordenadora apresentou dados do uso do tabaco no Brasil. Mesmo com a queda de prevalência de fumantes, atualmente 14,7% da população é fumante, ou seja, 29 milhões de brasileiros. Em 1999, 34,9% da população era de fumantes, em 2003, 22,4%, em 2009, 18,5%. Com relação aos escolares, 19,6% já experimentaram pelo menos uma vez o tabaco e a faixa etária de experimentação é de apenas cinco anos.

Mais de 40  profissionais da educação e da atenção básica de cinco municípios participaram da capacitação para implantação do programa, que, no primeiro momento, será desenvolvido em sete escolas: do município de Amapá, a Escola Estadual Vidal de Negreiros;  do município de Santana, Escola Municipal de Educação Básica Piauí; do município de Laranjal do Jari, Escola Municipal de Ensino Fundamental Weber Quemel Gonçalves; do município de Tartarugalzinho, Escola Estadual Professora Maria de Nazaré Ferreira Lima; e do Município de Macapá as Escolas de Ensino Fundamental Vera Lucia Pinon Nery, Estadual Antônio Messias e Professora Nanci Nina.

Para a coordenadora pedagoga da escola municipal de educação básica Piauí, em Santana, Érica Patrícia, a Saber Saúde chega para somar com a proposta pedagógica da escola. "Os problemas de saúde podem ser trabalhados na escola para conscientizamos os alunos com relação aos cuidados a serem ser tomados na prevenção de doenças, como as decorrentes do tabagismo", informou.