Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 14 de junho de 2016 - 15:18h
Hemoap realiza campanha para reforçar estoque de sangue
A proposta é intensificar ainda mais as campanhas de doação de sangue, sensibilizando a sociedade sobre a importância de manter o estoque preventivo.
Por:

O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta terça-feira, 14, teve programação especial no Instituto de Hematologia e Hemoterapia (Hemoap), que este ano contou com a parceria do Movimento Biomédicos Unidos do Amapá.

A proposta é intensificar ainda mais as campanhas de doação de sangue, sensibilizando a sociedade sobre a importância de manter o estoque preventivo. De acordo com o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro, essa é uma das datas mais importantes do calendário do hemocentro, que atualmente coleta 1.300 bolsas de sangue por mês. Mesmo com esse quantitativo de doação, as campanhas acontecem mensalmente para que o estoque de sangue atenda as demandas dos hospitais. "É importante lembrar que todos os dias existem pessoas que dependem da boa vontade dos doadores, por isso que reforçamos a doação regular", ressaltou.

O início da programação contou com palestras ministradas pela biomédica do Hemoap, Hellen Bitencourt, que abordou a importância da produção de hemocomponentes, que evita o desperdício e valoriza ainda mais a doação.

Doador de sangue há três anos, o funcionário público Igor Pedreira, afirma que tem orgulho em ser doador de sangue. "A sensação de ajudar o próximo é muito gratificante. Se fosse possível faria isso todos os dias", disse.

Em média, a unidade recebe 50 doações por dia. Uma bolsa de 450ml de sangue coletado é capaz de ajudar até quatro pessoas. Todo o material doado passa pela realização de seis tipos de exames: HIV, dois tipos de Hepatite B, Hepatite C, Doenças de Chagas e HTLV, para assegurar a qualidade do material.

A programação vai até sexta-feira, 17, e contará com o apoio de outros parceiros.

 

Quem pode doar sangue

Toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos, pode doar sangue. Menores de 18 com autorização dos responsáveis e maiores de 70 se forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida para tentar identificar todo o fator que o deixa inapto temporariamente.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar por um período, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, e mulheres até três. Já as plaquetas podem ser doadas até 24 vezes por ano.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá