segunda, 13 de junho de 2016 - 15:00h
Amapá sedia Semana de Saúde na Fronteira e foca no combate ao Aedes
Evento do Governo do Estado faz parte da agenda binacional e fortalece serviços de saúde
Com foco no fortalecimento da assistência e na organização dos serviços de saúde, iniciou nesta segunda-feira, 13, no Palácio do Setentrião, a Semana de Saúde na Fronteira Brasil – França. O evento faz parte da agenda binacional entre os países e prossegue até a próxima quarta-feira, dia 15 de junho. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Uma das propostas do encontro é minimizar os impactos das vulnerabilidades em saúde comuns a cidadãos residentes na fronteira. Para isso, serão realizadas discussões de temas de relevância no setor, como o combate às principais endemias de transmissão vetorial na fronteira, como a malária, dengue, febre chikungunya e zika.

A programação do evento inclui troca de informações e visitas técnicas, reuniões estratégicas com foco, sobretudo, no combate a zika. Segundo boletim da 22ª semana epidemiológica referente ao período de 1º de janeiro ao dia 4 de junho de 2016, o Amapá teve 244 notificações, com 55 casos confirmados da doença. O número de mulheres grávidas com suspeitas de terem contraído o vírus foram 17. Dessas, 12 estão em Macapá, 4 no município de Oiapoque e 1 em Santana.

Para o diretor da Agência Regional de Saúde da Guiana Francesa, Meurin Cristhian, a Saúde é o setor mais ativo da cooperação transfronteiriça, reunindo ações de capacitação, sensibilização da população, intercâmbio de práticas entre profissionais, compartilhamento de conhecimentos e métodos de intervenção, capazes de garantir que Brasil e França cheguem ainda mais longe no combate às doenças e na eficácia dos tratamentos.

Parceria na fronteira

O governador Waldez Góes ressaltou que a Semana de Saúde no Amapá é a efetivação da parceria que deve ocorrer entre as fronteiras. “Quero reafirmar o compromisso do Governo do Estado, sobretudo com as boas práticas de políticas públicas”, comentou.

Ele adiantou, ainda, que está em fase de conclusão o Termo para Política de Saúde da Fronteira, que deverá ser assinado na próxima reunião da Comissão Mista de questões transfronteiriças, prevista para o 2º semestre.

Conforme a secretária de Estado de Saúde, Renilda Costa, o encontro é resultado de várias reuniões entre Brasil e França com o único objetivo de melhorar a saúde na fronteira. “Já temos um histórico positivo de cooperação e estamos avançando para a assinatura do termo de intenções entre países, principalmente no combate vetorial”.

De acordo com a presidente do Comitê Gestor Estadual Transfronteiriço, Silvia Claudia Cunha Maués, a proposta do evento, é trabalhar de forma técnica os profissionais da saúde, no Amapá, alinhando protocolos, definindo fluxos de atendimentos e, principalmente, criando e estreitando as referências que existem entre os países. “Temos problemas comuns e problemas antigos como as doenças transmissíveis, mas que juntos podemos enfrentar. Temos interesse que essa cooperação ajude em benefício da população da fronteira”, disse.

A cooperação entre os países ainda prevê o reforço da vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, implementação de programas de treinamento, capacitação de recursos humanos, e a promoção da participação comunitária.

O evento faz parte do Acordo de Cooperação Técnica e Científica, firmado entre os governos brasileiro e francês, em 1996, com foco na atenção às populações da zona de fronteira. Em 2015, a Semana da Saúde foi realizada simultâneamente na Guiana Francesa e em Oiapoque.

Participaram da abertura da Semana de Saúde na Fronteira Brasil – França, o sub préfet da Guiana Francesa, Eric Infante; diretor de Instituto Pasteur da Guiana, Bernard Roehich; representante da coletividade territorial da Guiana, Sandrine Chentilly; representante do Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá, Nahon de Sá Galeno; representante da Secretaria Municipal de Saúde do Oiapoque, Léia Anjos de Sena Nunes, além de representantes da bancada municipal, estadual e federal.