sábado, 15 de maio de 2021 - 16:31h
Waldez anuncia licitação para concluir obras do canal da Mendonça Júnior e do píer do Santa Inês
Anúncio ocorreu durante cerimônia de inauguração do Shopping Popular de Macapá, neste sábado, 15.
Foto: Erich Macias
Waldez falou sobre o quanto é importante investir em obras que facilitam o desenvolvimento econômico amapaense.

O governador do Amapá, Waldez Góes, anunciou que será feita licitação para concluir as obras de revitalização do canal da Mendonça Júnior e do píer do Santa lnês, em Macapá. O anúncio aconteceu durante a inauguração do Shopping Popular, neste sábado, 15, no centro da capital.

Góes acompanhou a entrega do prédio junto com o senador Davi Alcolumbre, que destinou emenda parlamentar para construção do espaço no valor de R$ 3. 982.125,27.

Na ocasião, o governador falou sobre a importância de investimentos como esse para o fomento à economia amapaense e relembrou que, em sua primeira gestão, o Estado indenizou as pessoas que ocupavam a área já com o objetivo que na região fosse construído o shopping.

"Esse espaço é um reconhecimento ao trabalho desses empreendedores que geram oportunidades, tiram o sustento da família. Essa obra começou lá atrás quando o governo do Estado indenizou os antigos ocupantes da área, permitindo a desocupação. Depois, o senador Davi destinou recursos para a construção desse shopping que beneficia centenas de trabalhadores", disse Góes.

Mais obras para Macapá

Waldez também detalhou que, em breve, Governo do Estado vai lançar as licitações para conclusões de duas importantes obras na capital: o píer do Santa Inês e revitalização do canal da Mendonça Júnior, ampliando as oportunidades de geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico.

Davi Alcolumbre relembrou todos os esforços para que o shopping fosse concluído.

"A população ganha mais uma opção de compra. É mais uma obra que gerou empregos enquanto foi construída e, agora, vai gerar outros empregos com a inauguração. Esse é o compromisso que tenho com os amapaenses: trazer recursos para obras importantes que melhorem a qualidade de vida e gerem emprego e renda para todos", disse o senador Davi Alcolumbre.

A inauguração foi comemorada pelos trabalhadores.

“Hoje estamos realizando um sonho, com a entrega dessa obra, um local digno para nós, trabalhadores", disse o presidente da associação dos feirantes, Paulo Felix.

O empreendedor Lucas da Costa, que trabalha com venda de acessórios para celular há mais de 13 anos junto com o pai, relembrou o início da construção e a expectativa para começar a usar o espaço.

“Uma luta que não é de hoje, passamos por muita coisa e hoje estamos aqui nesse espaço que tanto sonhamos. É só gratidão!“, comemorou o empreendedor.

O espaço conta com 2 andares. Ao todo, são 114 unidades comerciais, sendo 20 unidades externas, dois quiosques da própria prefeitura, duas áreas de serviço e plataforma de acessibilidade. No andar superior, fica a praça da alimentação e 16 banheiros. Além disso, o shopping possuí 20 boxes externos destinados às vendas de vendendo caranguejo, camarão, temperos, hortaliças e frutas.

“Uma obra que mexe com a cultura, com o turismo, com o centro comercial de Macapá, aquecendo a economia local”, disse o prefeito de Macapá, Antônio Furlan.

O prédio foi projetado pelo arquiteto David Crove, com a preocupação de dialogar com o centro histórico, que inclui o Mercado Central e a Fortaleza de São José, e ao mesmo tempo, ordenar o comércio ambulante. Também traz dois murais assinados pelo artista plástico Jeriel Luz, reforçando o caráter cultural do centro histórico.