Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 15 de abril de 2019 - 10:26h
Última semana de abril terá momento lúdico e acolhimento de famílias de autistas em Macapá
Programação será de 23 a 26 de abril, no Super Fácil Zona Oeste, onde existe o serviço de emissão de carteiras de identificação do autista.
Por:
Foto: Jamylle Nogueira/Sesa
Programação será denominada I Semana TEAcolho

Com brincadeiras e gincanas, bate-papos e momentos de beleza e relaxamento, o Super Fácil pretende acolher pessoas com autismo e suas famílias. Será uma semana voltada a esse público. O objetivo principal é levar alegria a crianças e jovens com o Transtorno de Espectro do Autismo (TEA) e escutar, orientar e proporcionar cuidados às famílias.

A programação será de 23 a 26 de abril, na unidade do Super Fácil Zona Oeste, onde há um ano, foi implantado o serviço de emissão de carteiras de identificação do autista. O documento garante direitos e cidadania às pessoas com o transtorno entre os quais: isenção no pagamento do IPVA; prioridade na fila de bancos, supermercados e lojas; redução de 50% na duração da carga horária de servidor público estadual e meia-entrada para sessões de cinema, teatro, competições esportivas, shows e outros eventos culturais.

Na programação, denominada I Semana TEAcolho, haverá a participação de mães de autistas, que vão falar sobre os desafios, a descoberta do diagnóstico e a importância da independência de pessoas com autismo. Em outro momento, serão apresentados pequenos vídeos mostrando o cotidiano dessas famílias, além da inauguração de uma galeria de fotos retratando seu dia a dia.

No decorrer da semana, crianças e jovens autistas serão inseridos em brincadeiras, gincanas, leituras e dança, enquanto seus familiares serão cuidados com momentos de beleza, lazer, relaxamento e conversas sobre o tema.

“O que pretendemos é mostrar para as famílias que nós olhamos por elas também. Não só os autistas precisam da nossa atenção, suas famílias também precisam de ajuda, de conversa, precisam relaxar e, às vezes, só de um abraço. E nós vamos acolhê-las”, reforçou a diretora adjunta do Super Fácil, Patrícia da Silva.

No último dia de programação, será inaugurada a Sala de Acolhimento TEAcolho, no Super Fácil Zona Oeste. O espaço destinado a esse público estará aberto diariamente para o atendimento de autistas e suas famílias.

Estatística

O serviço de emissão de carteiras de identificação do autista no Super Fácil Zona Oeste, em Macapá, já soma 374 pessoas cadastradas. Desse total, 326 carteiras já foram entregues e as demais estão para validação. O documento busca facilitar a comprovação e identificação da pessoa com autismo. O benefício faz parte do pacote de ações de inclusão e proteção às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de autoria da deputada estadual Marília Góes.

Serviço

Para solicitar a carteira de identificação do autista, o responsável ou representante legal deve procurar a unidade Super Fácil Zona Oeste, portando seus documentos pessoais e da pessoa com TEA, sendo cópias e originais do RG; CPF; comprovante de residência; laudo médico emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por instituição conveniada; e duas fotos 3x4 atuais e com fundo branco. Os atendimentos acontecem de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá