Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 15 de abril de 2019 - 14:41h
Combate à malária começa por área de garimpo em Porto Grande
Força-tarefa fez burrifação intradomiciliar, instalação de mosquiteiros com inseticida e conscientização de moradores; meta é alcançar 1,5 mil residências.
Por:
Foto: Nathan Zahlouth/SVS
Até junho, ação multidisciplinar alcançará seis comunidades de Porto Grande

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) começou as ações de combate à malária no Amapá por uma área de garimpo, conhecida como Vila Nova, no município de Porto Grande. As atividades são desenvolvidas através de força-tarefa formada pelo Governo do Amapá, Ministério da Saúde e Prefeitura de Porto Grande.

Durante a última semana, agentes de endemias e profissionais da vigilância em saúde percorreram a localidade que registrou, somente no ano passado, 488 casos da doença. As equipes fizeram borrifação intradomiciliar e instalaram mosquiteiros impregnados com inseticidas, além de orientar a população sobre cuidados. Os mosquiteiros foram distribuídos, recentemente, aos municípios que mais registraram casos de malária.

Antes do trabalho em campo, os agentes de endemias receberam capacitação ofertada pela SVS, que orientou sobre os procedimentos para a instalação dos mosquiteiros e para orientação aos moradores.

As próximas comunidades de Porto Grande  a receberem o trabalho preventivo são: Cupixi (22/4), Nova Canaã (6/5), Campo Verde (20/5), Dona Maria (27/5) e Munguba (3/6). Em cada localidade, a força-tarefa realizará as ações de combate à malária em um período de cinco dias. A previsão é que pelo menos 1,5 mil residências sejam visitadas no município até o mês de junho.

Os municípios de Santana e Mazagão, que também registraram grande número de casos de malária em 2018, preparam seu cronograma de ações que contará com suporte da SVS.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Nathan Zahlouth/SVS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá