segunda, 15 de março de 2021 - 21:00h
Governador, prefeitos e empresários avaliam cenário epidemiológico do Amapá e adoção de novas medidas
Segundo o Coesp, contaminação, internações e óbitos por covid-19 tiveram aumento na última semana. Com novos números, ações devem ser intensificadas.
Foto: Maksuel Martins
Por videoconferência, gestores e comerciários avaliaram a adoção de novas medidas no Amapá.

Dados do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp) confirmam aumento da contaminação, internações e óbitos por covid-19 no Amapá. Considerando este cenário, o governador do Estado, Waldez Góes, reuniu nesta segunda-feira, 15, com prefeitos e representantes do comércio para analisar o relatório epidemiológico e adotar novas medidas de proteção à vida, que serão divulgadas na manhã desta terça-feira, 16.

O Estado vem adotando protocolos sanitários, fazendo a ampliação da retaguarda de assistência hospitalar para covid-19, intensificação na busca ativa de casos de pessoas infectadas, testagem e imunização, entretanto, com os novos números é preciso intensificar as ações.

“O diálogo e união de todos é essencial. Precisamos do apoio das prefeituras, aumentar a cobertura vacinal e adotar medidas de proteção à vida. Seguiremos dialogando para definir os termos do novo decreto, sempre seguindo as orientações do Coesp e comitê médico”, informou Góes.

O presidente da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap) e prefeito do município de Amapá, Carlos Sampaio, destacou a importância do trabalho conjunto do governo com as prefeituras na tomada de decisões.

“Nós temos que ter essa união, estamos falando a mesma língua. É muito importante esse trabalho conjunto entre os órgãos do Estado e das prefeituras no enfrentamento ao vírus”, disse Sampaio.

“Vamos adotar soluções para amenizar a proliferação do vírus, estamos à disposição para contribuir e seguir as medidas necessárias orientadas pelo governo do estado”, afirmou o prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão.

O chefe do executivo também reuniu com representantes da sociedade civil e comércio para definir os termos do novo decreto com medidas de proteção à vida – que podem restringir ainda mais o funcionamento de atividades econômicas para proteger a vida dos amapaenses.