Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 15 de fevereiro de 2021 - 20:38h
Governador determina força-tarefa para Laranjal do Jari; município tem aumento de casos de covid-19 e pontos de alagamento
Equipes de assistência e saúde do Governo do Amapá estão a caminho do município, que está com 100% de leitos clínicos de covid-19 ocupados. 
Por:
Foto: Márcio Pinheiro
A equipe é composta pelas secretarias de Estado da Saúde, Assistência e Mobilização Social, Vigilância em Saúde, Transportes e Defesa Civil.

Na tarde desta segunda-feira, 15, o governador do Amapá, Waldez Góes, determinou a ida de uma equipe em força-tarefa ao município de Laranjal do Jari. Composta por órgãos de assistência e saúde, as frentes de trabalho farão o monitoramento dos novos casos de covid-19 e transferência de pacientes para Macapá, e também avaliação dos pontos de alagamento que atingem o município.

A equipe é composta pelas secretarias de Estado da Saúde, Assistência e Mobilização Social, Vigilância em Saúde, Transportes e Defesa Civil.

O governo monitora os novos casos de covid-19 na região. De acordo com o relatório, em um dia ocorreram 15 novas internações no município, o que gerou um alerta para o Estado, com isso o município atingiu 100% de ocupação de leitos clínicos.

Como medidas para auxiliar a prefeitura no enfrentamento à doença, o Governo do Amapá enviou dois caminhões com cilindros de oxigênio, triplicando a capacidade de atendimento do hospital do Jari.

“Acabei de reunir com a equipe de governo e determinei a ida ao Jari, de imediato, para socorrer e garantir a retaguarda necessária no enfrentamento à covid-19. Estamos adotando todas as medidas possíveis, triplicamos a capacidade de oxigênio e trabalhando em outras alternativas como a ampliação dos leitos na região e implantação de uma usina”, afirmou Góes.

A equipe enviada também iniciará as providências necessárias para a transferência dos pacientes para a capital. A estimativa é de que sejam transferidos 6 pacientes que estão internados e necessitando de oxigênio.

Em outra frente, o estado enviará amostras para análise, pois de acordo com o Comitê Médico, pelo comportamento do estado de saúde dos pacientes, há possibilidade de ser a nova variante do coronavírus.

“Estamos há três semanas em alerta, pois o Jari faz fronteira com o oeste do Pará, onde já tem a variante. Estamos fazendo a nossa parte na assistência, vigilância e saúde, mas precisamos da sociedade para enfrentarmos essa batalha”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes.

Além do enfrentamento à covid-19, a equipe também avaliará a situação de pontos de alagamentos na região e monitoramento das chuvas que atingem o município, para que todo o suporte necessário seja destinado ao município.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá