quinta, 15 de fevereiro de 2018 - 17:20h
Carnaval não registra mortes no trânsito pelo segundo ano consecutivo no Amapá
Rigor na fiscalização e maior conscientização dos condutores contribuíram para os números positivos, segundo a PM.
Foto: Maksuel Martins
Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) intensificou as ações nas rodovias que ligam os municípios e Macapá e Santana

A Operação de Carnaval, iniciada na sexta-feira, 9, e finalizada na quarta-feira, 14, pela Polícia Militar do Amapá, fechou pelo segundo ano consecutivo sem nenhum registro de mortes em decorrência de acidentes de trânsito nas rodovias estaduais.

O saldo positivo, de acordo com o comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), capitão Rondinele Marques, é fruto do trabalho de conscientização junto à população sobre os perigos de dirigir sob efeito de bebida alcoólica. “Mesmo assim, ainda existem pessoas que insistem em fazer essa combinação perigosa e durante as abordagens realizadas neste período, acabamos flagrando algumas que ingeriram bebida alcoólica acima do permitido”, comentou o militar.

Durante a Operação de Carnaval, a Polícia Militar abordou 1.317 motoristas. 497 foram submetidos ao teste do etilômetro e 81 notificações foram geradas de pessoas flagradas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. Dessas, duas acabaram conduzidas para o Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval, em Macapá, por apresentarem o índice bem acima do permitido, que é de de 0,05 miligramas de álcool por litro de ar. Oito acidentes foram registrados, mas sem gravidade.

O comandante acrescentou que essas pessoas estão sujeitas as sanções que incluem o pagamento de multa, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e abertura de um processo que pode resultar na perda do direito de dirigir por até um ano.

O trabalho do BPRE se concentrou, principalmente nas rodovias AP-010, e AP-020, nos trechos entre Macapá e Santana, por conta do carnaval que aconteceu no segundo maior município do Amapá e que reuniu milhares de foliões. O capitão Marques destacou o fato de que muitas pessoas foram ao evento, mas tiveram a preocupação de não ingerir bebida alcóolica antes de dirigir ou usaram transporte alternativo. “Isso é bom, mostra que as pessoas estão conscientizadas em garantir a segurança deles e dos outros que utilizam as rodovias”, frisou.

Dados 2017

Em 2017, durante o período de carnaval, o BPRE abordou 1.493 veículos. Houve 306 autuações. Foram realizados 424 testes de etilômetro, sendo dois condutores autuados pelo artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (embriaguez ao volante).