Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 15 de fevereiro de 2019 - 16:07h
Batalhão Ambiental apreende 800 kg de pescado em Santana
Pesca e comercialização da espécie estão proibidas por causa do período de defeso. O responsável pela mercadoria foi levado para a delegacia.
Por:
Pescado estava armazenado em três freezers e três caixas de isopor, dentro de uma embarcação

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amapá fez mais uma grande apreensão de pescado protegido pelo período do defeso. Foram 800 quilos, da espécie mapará, que estavam armazenados em três freezers e três caixas de isopor, dentro de uma embarcação no Porto de Santana, na madrugada desta sexta-feira, 15.

De acordo com o tenente Adauto Matos, da Divisão de Relações Públicas e Imprensa do Batalhão, as fiscalizações se intensificaram nos portos de Macapá e Santana, visando coibir a comercialização de espécies protegidas pelo período de defeso, que vai de 15 de novembro a 15 de março. Somente a pesca de subsistência, com a utilização de vara ou linha de anzol com porções de até cinco quilos, é permitida.

“Neste período, ficam proibidas a pesca e comercialização de diversas espécies para que as mesmas possam se reproduzir. Nossas fiscalizações têm como objetivo reprimir este tipo de crime”, frisou Matos, acrescentando que quem for flagrado poderá responder por crime ambiental.

O proprietário da embarcação foi identificado e apresentado na 1º Delegacia de Santana. O pescado apreendido vai passar por inspeção da Vigilância Sanitária do município e, se estiver próprio para consumo, será doado a entidades filantrópicas.

Apreensões

Desde o início do período de proibição, o Batalhão Ambiental já realizou várias fiscalizações em Macapá e Santana que resultaram na apreensão de mais de duas toneladas e meia de pescado. “Falta conscientização dessas pessoas que não respeitam o período de defeso, que é importante para a preservação das espécies, com isso, acabam cometendo este crime”, concluiu Matos.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá