quarta, 14 de dezembro de 2016 - 13:44h
Sesa capacita gestores de unidades mistas para cadastro junto ao SCNES
Prazo para integração é até 10 de janeiro. Cadastro é obrigatório para todos os municípios do Estado.
Foto: Marcio Pinheiro
Capacitação é para que os gestores e representantes das unidades mistas aprendam a fazer os registros de forma correta

Para integrar as unidades mistas de saúde dos 16 municípios do Amapá no Sistema de Informação em Saúde (SCNES), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta quarta-feira, 14, uma capacitação voltada para os diretores das unidades do interior.

O SCNES é responsável por difundir as informações dos municípios no Estado, através da Sesa e do Ministério da Saúde (MS). É um instrumento que ajuda a detectar focos prioritários, levando a um planejamento responsável e à execução de ações que condicionem a realidade às transformações necessárias.

"Se não conseguirmos fazer a alimentação de informação no sistema, a gente perde recursos. Um exemplo é o soro antiofídico. Se eu tenho cinco casos e não informo isso no sistema, o Ministério da Saúde não manda e teremos que custear a compra. Então, qualquer procedimento que eu faça, deve ser informado junto ao sistema", ressaltou o coordenador técnico da Regional, Helidon Góes.

A capacitação é para que os gestores e representantes das unidades mistas aprendam a fazer esses registros de forma correta. A integração junto ao sistema é obrigatória e possibilita ao município e ao Estado que, a partir das informações, possam planejar, avaliar e executar ações.

A Unidade Mista de Laranjal do Jari tem o sistema em nível municipal. Para a diretora Solange Costa, a capacitação ajuda na atualização dessas informações. "Nós já temos um número de cadastro que já foi gerado, mas nossa base está desatualizada. Agora nós vamos atualizar, por conta dessa obrigatoriedade, e integralizar o sistema".

O prazo previsto pelo Ministério da Saúde para as unidades se cadastrarem no sistema é até o 10 de janeiro.