Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 13 de dezembro de 2016 - 08:01h
Cerca de 10 mil pessoas participaram da inauguração da Ponte da Integração
Pessoas de diversos municípios do Amapá foram prestigiar a entrega da obra mais aguardada pelos moradores de Mazagão.
Por:
Foto: Ruan Alves
Milhares de pessoas prestigiaram a inauguração da Ponte da Integração

Fogos de artifício e marabaixo para marcar um novo tempo. Alegria e emoção de um povo que saiu de casa para comemorar o momento histórico da entrega da Ponte da Integração Washington Elias dos Santos. Aproximadamente 10 mil pessoas participaram da inauguração, na tarde de segunda-feira, 12.

O evento contou com uma programação cultural e homenagens. As baterias das escolas de samba Império do Povo e Boêmios do Laguinho levaram muito samba para os que compareceram para participar da festa.

A agricultora Maria Helena dos Santos não quis saber de ficar em casa. Moradora da região ribeirinha do rio Matapi, foi receber a ponte que esperava há 45 anos. Para ela, uma data que merece ser festejada. “São 45 anos de espera por essa ponte. Então, o momento chegou, temos que comemorar com fogos, marabaixo, samba e tudo mais”, disse.

Ao pôr do sol os Cavaleiros de São Tiago surgiram na ponte do lado mazaganense. Ao som do marabaixo e acompanhados das figuras de São Tiago, os cavaleiros marcharam rumo à população que esperava ansiosa pela entrega da obra.  

Faltava pouco tempo. Todos ansiosos contando os minutos. Começou a contagem regressiva. A cada número, a emoção transparência no rosto de quem estava ali para ver um sonho se realizar. ...3,2,1 e a ponte foi inaugurada. Aplausos, abraços e uma queima de fogos de artifícios que surpreendeu quem estava no local. Rosimeire Lima, manicure, olhava atentamente cada explosão. “Gostei. Muito lindo. Estou emocionada com a queima dos fogos e as apresentações”, disse.

Após o descerramento da placa, o governador do Estado Waldez Góes, acompanhado da primeira dama e deputada estadual Marilia Góes, dos filhos, equipe de governo e da população, atravessou a ponte caminhando.

Góes destacou a importância da população apropriar-se dessa obra tão esperada e importante para a integração dos municípios de Mazagão, Macapá e Santana.  “O povo está apropriando-se de uma obra que beneficiará a população. Entregamos a AP-010 e agora a ponte, e faremos mais obras para melhorar a vida da população amapaense”, afirmou o chefe do Executivo.

Maria Caçula, de 92 anos, esposa do homenageado Washington Elias dos Santos, também participou da caminhada. Cadeirante, contou com o auxílio dos filhos e falou sobre a homenagem. “Estou feliz”, resumiu. 

Enquanto uns foram caminhando, a merendeira Rita Maria Gomes, de 55 anos, moradora de Mazagão Velho, atravessou a ponte dançando marabaixo. “Muito importante, pensei que não veria este momento. Mas aqui estou, dançando em cima do sonho de todo mazaganense”, afirmou.

E assim, encerrou a festa da inauguração. Alegria para os mazaganenses, desenvolvimento para o Amapá, valorização da cultura e a proximidade dos povos que agora terão na ponte uma ligação direta para o crescimento. Uma noite que ficará na história e guardada na memória de cada pessoa que esteve presente festejando esse momento.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá