Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 14 de novembro de 2018 - 16:10h
Amapá Jovem terá novos métodos para participação de atividades e controle de faltas
Bolsistas terão uma ficha exclusiva para o controle de presença; registro de três faltas, sem justificativa plausível, eliminará o participante do programa.
Por: Weverton Façanha
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
Novas diretrizes foram anunciadas em aula inaugural no Teatro das Bacabeiras, em Macapá

A Secretaria Extraordinária e Políticas para a Juventude (Sejuv) realizou nesta quarta-feira, 14, a aula inaugural do Programa Amapá Jovem, em Macapá, no Teatro das Bacabeiras. A programação envolveu palestras e as explanações das novas diretrizes que o processo terá a partir deste retorno. A retomada se deu agora em função do período eleitoral. As atividades do programa retornam, oficialmente, a partir do dia 19 de novembro nos polos dos 16 municípios.

Com as novas diretrizes, os participantes terão as frequências monitoradas em fichas exclusivas e o bolsista que apresentar três faltas sem uma justificativa plausível será excluído, automaticamente, do programa.

Outra mudança foi em relação às oficinas e cursos. Agora, o bolsista não precisará mais se descolar para os polos distantes de sua residência para participar da atividade escolhida, porque o cronograma é o mesmo em todos os polos em períodos diferentes.

“Havia uma opção de escolha de oficinas, curso e demais atividades. Mas, à vezes, o bolsista morava na zona sul e o programa estava disponível somente em um polo da zona norte e, consequentemente, o dinheiro da bolsa não cobria nem os custos com a passagem. Então, resolvemos retirar essa opção e o jovem agora ficará no polo mais próximo de sua residência e, poderá realizar sua atividade conforme o cronograma do programa, que é rotativo, e passa por todos os polos em períodos diferentes”, explicou o titular da Sejuv, Pedro Filé.

O número de polos continua o mesmo e seguirá com o cronograma de atividades, mas com um controle maior em que o participante tem que ter 4 horas de participações semanais, sempre no contraturno das atividades escolares.

O retorno das atividades do Amapá Jovem é para os habilitados nas três primeiras chamadas. O procedimento para novos habilitados será informado, posteriormente, pela Secretaria de Juventude. Todas estas informações foram repassadas aos bolsistas na aula inaugural que ocorreu no Teatro das Bacabeiras.

Aula inaugural

Em Macapá, o evento foi dividido em dois momentos: de 9h às 12h e das 15h às 18h, nesta quarta-feira. Houve palestras ministradas pelos professores da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Antônio Teles Júnior, que destacou “O Custo de Oportunidade” e, Rafael Pontes, que ministrou sobre “Comportamento nas Redes Sociais”.

No município de Santana a aula que marcará o retorno do programa também será para os bolsistas das três primeiras chamadas e, acontecerá nesta quinta-feira, 15, na quadra poliesportiva da Escola Estadual Augusto Antunes, no bairro Nova Brasília, a partir das 9h.

Outras informações em caso de dúvidas podem ser obtidas na Sejuv, na Avenida Glicério Souza Figueiredo, nº 142, bairro Jardim Felicidade II, em Macapá. Nos municípios, as dúvidas podem ser sanadas pelos coordenadores, que dependendo do caso, informarão a secretaria.

Pagamento 

O Programa Amapá Jovem estava suspenso pela Justiça Eleitoral, devido ao período das eleições e, consequentemente, o benefício também não pôde ser pago aos bolsistas, os quais, ficaram sem receber desde o mês de julho.

Mas, o retorno do benefício já está em andamento, cujo procedimento bancário foi processado nesta quarta-feira e, em até 48h, a transferência de renda, referente ao mês de julho está na conta dos bolsistas.

Amapá Jovem

O programa visa à inclusão e qualificação de jovens com idade entre 15 e 29 anos. Entre os benefícios está a transferência de renda de R$ 120 e inclusão em cursos profissionalizantes, oficinas de arte e cultura, aulas de cidadania e atividades, pedagógica e esportivas. A meta é atingir, de maneira gradativa, até o fim de 2018 cerca de 13 mil jovens e, fechar 2019 com 20 mil participantes.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Irineu Ribeiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá