quinta, 25 de agosto de 2016 - 10:13h
Técnicos municipais são capacitados em programa de assistência farmacêutica
A capacitação, ministrada por técnicos do Ministério da Saúde, faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica.
Todos os municípios fizeram adesão ao programa e participam da capacitação.

Profissionais da saúde ligados ao setor farmacêutico estão participando de uma oficina de qualificação. O treinamento é oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A capacitação, ministrada por técnicos do Ministério da Saúde, faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS), e busca dar suporte aos municípios.

Segundo Wendell Oliveira, farmacêutico do MS, os municípios perdem recursos federais por não encaminharem informações simples do Programa. "Muitos municípios deixam de enviar informações da Assistência Farmacêutica, pelo Qualifar, para o Ministério. Isso implica na perda de recursos que acabam refletido no atendimento à população", ressaltou.

Todos os municípios fizeram adesão ao programa e participam da capacitação. Os que tiverem de 50 à 100 mil habitantes, podem receber até R$ 32 mil em recursos destinados à assistência farmacêutica.

"Os municípios têm que mostrar interesse em participar desses eventos junto ao Ministério. Quando o MS lança os editais, o Estado apoia com treinamentos para incentivar, mas a execução tem que partir da esfera municipal", destacou Carla Soeiro, coordenadora estadual de Assistência Farmacêutica.