Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 31 de agosto de 2016 - 12:12h
Amapá discute desenvolvimento da pesca sustentável na costa amazônica
Evento encerra nesta quarta-feira, 31, e ocorre no Maranhão com a participação de representantes do Amapá e Pará.
Por:
A próxima etapa do projeto será a capacitação nas comunidades.

Representantes do Amapá, Pará e Maranhão avaliam os resultados do Projeto Pesca Sustentável na Costa Amazônica, que tem o objetivo de melhorar a renda e o desenvolvimento da pesca artesanal nos Estados parceiros do programa. O encontro teve início terça-feira, 30, e encerra nesta quarta-feira, 31, em São Luiz (MA).  

São 60 pessoas participando do encontro que reúne parceiros do projeto, resultado de uma parceria entre Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, Fundo Vale e governo das três unidades federativas. Pelo Amapá, participam servidores da Secretaria de Estado do meio Ambiente (Sema), do Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e Agência de Pesca do Amapá (Pescap).

Durante o encontro foi apresentado o relatório do diagnóstico da pesca artesanal do camarão e caranguejo contendo informações relacionadas a questões socioeconômicas, cadeia produtiva, cultural e ambiental das comunidades pesqueiras de Mazagão, Bailique e Santana.

“Será a partir desse diagnóstico que pensaremos as estratégias de ações para que possamos melhorar de forma sustentável a cadeia produtiva do Estado”, explicou o engenheiro de pesca da Pescap, Ercilio Lima.

As estratégias são voltadas para a captura, beneficiamento, transporte e comercialização do camarão e caranguejo regional. O relatório também aponta as principais dificuldades dos produtores para desenvolvimento da produção e comercialização. 

A próxima etapa do projeto será a capacitação nas comunidades, trabalhando a valorização dos pescadores, o associativismo e o cooperativismo. Ainda este ano, os jovens das comunidades na foz de Mazagão Velho, distante 70 Km da capital Macapá, serão capacitados.

 

O projeto

O projeto Pesca Sustentável na Costa Amazônica foi elaborado coletivamente com representantes do governo federal, do Amapá, Pará e Maranhão em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil com o Fundo Vale.

Com duração prevista de sete a dez anos, o projeto é voltado para melhoria da qualidade de vida dos pescadores do litoral dos estados participantes, além do aumento na geração de renda, de forma sustentável, ecológica e economicamente. O projeto prevê mapeamento das comunidades, capacitações técnicas para os pescadores e o curso “Jovens Protagonistas na Sustentabilidade”.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá