terça, 14 de junho de 2022 - 17:17h
Junho Verde: Governo do Amapá leva mutirão de limpeza e orientação sobre descarte de resíduos a moradores da APA da Fazendinha
Objetivo da atividade é sensibilizar e conscientizar a comunidade e o seu entorno quanto ao descarte adequado dos resíduos sólidos, além de limpar a área de preservação.
Foto: Divulgação SEMA
A ação de educação ambiental faz parte da programação alusiva ao Junho Verde

Iniciou nesta terça-feira, 14, o mutirão de limpeza da Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha, realizado pelo Governo do Amapá em parceria com outras instituições.

A ação de educação ambiental faz parte da programação alusiva ao Junho Verde, Mês do Meio Ambiente, e consiste em sensibilizar a comunidade e o seu entorno quanto ao descarte de resíduos sólidos.

O coordenador de Estudos, Educação Ambiental e Acervo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Airá Santana, destaca que, para além da sensibilização e conscientização, o Governo do Estado contempla na programação do Junho Verde deste ano o estímulo ao debate sobre a questão ambiental junto à população.

“Há uma campanha de vários parceiros integrados no sentido de recolher o lixo e conversar com a população sobre a importância de se tirar e dar o tratamento adequado e, se não fizer isso, falar quais são os danos para a comunidade”, explicou Aira Santana

Neste primeiro dia, os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap), guardas-parques e jovens estudantes de curso preparatório para ingresso em academias e escolas militares fizeram visitas a aproximadamente 400 residências.

Foram distribuídas sacolas plásticas aos moradores da comunidade e feitas orientações quanto ao descarte adequado do lixo residencial e a separação de seco e úmido, como parte do trabalho de sensibilização e conscientização para a preservação ambiental.

A doméstica Maria de Nazaré, 55 anos, é moradora da APA da Fazendinha e elogiou a ação. Ela destacou a importância da atividade na comunidade e enfatizou a relevância de todos fazerem sua parte e que cada morador deve ter consciência quanto ao descarte adequado do lixo para a preservação da área e não poluir o meio ambiente.

“A gente não joga lixo na água. Nós juntamos e aguardamos a coleta passar para pegar. Aí é isso, a gente não pode jogar lixo e nós sempre falamos para os meninos para não jogarem também. Infelizmente, o pessoal, as vezes, joga o lixo no rio e ele traz todo para cá, porque aqui é área de remanso”, comentou a doméstica.

O mutirão prossegue pela manhã de quarta-feira, 15, com o recolhimento dos resíduos sólidos, que será feito pelo caminhão coletor disponibilizado pela Zeladoria Urbana de Macapá.

Créditos:

Sema