terça, 14 de junho de 2022 - 18:01h
Inclusão, qualidade e equidade: Amapá inicia a IV Conferência Estadual de Educação
Programação reúne educadores dos 16 municípios para tratar sobre o panorama da educação amapaense, especialmente no período pós-pandemia.
Por: Bárbara Ribeiro
Foto: Vandy Ribeiro / Ascom Seed
A abertura oficial do evento ocorreu no auditório principal do CEP Walkíria Lima, situado no centro de Macapá/AP.

O Governo do Amapá iniciou, nesta terça-feira, 14, a IV Conferência Estadual de Educação (Coned/AP), com o tema “Inclusão, qualidade e equidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. O encontro segue até sexta-feira, 17, e reúne educadores e comunidade escolar dos 16 municípios para tratar sobre o panorama da educação amapaense, especialmente no período pós-pandemia.

O objetivo é proporcionar um espaço democrático de discussão, avaliação e proposição de políticas educacionais em articulação com a sociedade, para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional e, especialmente, estadual.

Participam do encotro professores, gestores e responsáveis de estudantes - eles fazem parte de comitivas de cada município que fizeram a inscrição durante as conferências municipais ocorridas no primeiro semestre deste ano.

A gestora da Secretaria de Estado de Educação (Seed), Neurizete Nascimento, definiu a Conferência como uma oportunidade de ouvir sobre as experiências das pastas nos 16 municípios.

"Ter os secretários municipais de educação nessa Conferência com certeza vai nos ajudar no planejamento de estratégias que possam ter êxito nos 16 municípios, ajustando o que precisa e fortalecendo o que já funciona", pontuou a secretária.

A Conferência é realizada pelo Fórum Estadual de Educação. Para o coordenador do Fórum, Aildo Santos, o encontro promove o alinhamento das ideias e mudanças para o Plano Estadual de Educação.

“Há um tempo não temos modificações no nosso plano e elas precisam ser feitas o quanto antes. A pandemia interferiu bastante nos nossos objetivos, é preciso alinhar as ideias e construir um novo”, relatou o coordenador.

Confira a programação abaixo

Dia 15 e 16 de junho, os colóquios e palestras sobre o tema da Conferência ocorrerão nos auditórios do Ministério Público, da Universidade Estadual do Amapá e do Colégio Amapaense, das 8h às 18h.

Dia 17 de junho, o encerramento da Conferência será no auditório Macapá do SEBRAE/AP, das 8h às 19h30, onde também acontecerá a votação de emendas importantes para a educação.