Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 14 de junho de 2022 - 15:10h
Governo do Amapá inicia Projeto Famtour para promover turismo nos municípios
Em passeios realizados pela Setur, atrativos turísticos e culturais serão apresentados ao trade de turismo do Estado; Primeiro destino será Mazagão.
Por:
Foto: Albenir Sousa

A partir deste mês, o Governo do Amapá dará início ao Projeto Famtour, uma forma de promover atrativos turísticos e artístico culturais ao trade através de passeios que serão realizados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

A iniciativa objetiva apresentar, familiarizar e encantar agências e guias de turismo locais, para que estes distribuidores ofereçam e divulguem em seus pacotes mais destinos do Estado.

De acordo com a diretora de desenvolvimento de turismo do Estado, Adriana Rodrigues, essas programações agora serão possíveis com a entrega do novo ônibus que está disponível para iniciativas como esta, promovidas pela Setur.

“Com a disponibilidade do novo transporte, agora temos a oportunidade de realizar o projeto Famtour, algo que foi muito aguardado pelo setor de turismo, e isso agora está sendo garantido pelo Governo do Amapá. É de extrema importância que roteiros como esse sejam oferecidos ao trade, porque, assim, teremos uma maior divulgação do turismo do nosso Estado, uma vez que levamos o setor e apresentamos os municípios e seus equipamentos turísticos e culturais”, reforçou a diretora.

Famtour em Mazagão

O primeiro destino será o município de Mazagão, para que o roteiro ajude, estrategicamente, a fomentar e movimentar o turismo e a economia do município durante as festividades de São Tiago deste ano, que acontecerão no próximo mês de julho.

O roteiro terá paradas em Mazagão Novo e Mazagão Velho, com visitas técnicas em pousadas e restaurantes tradicionais, prédios históricos do município, orlas e comunidades quilombolas.

O passeio, agendado para esta quarta-feira, 15, também promoverá turismo criativo, como vivência em fazer farinha d´água e produção de máscaras. O momento também contará com apresentações culturais sobre a Festa de São Tiago e grupo de música Afro.

Esse primeiro roteiro será em parceria com o Município de Mazagão e Sindicato das Empresas de Turismo do Amapá (Sindetur).

Projeto Famtour no Amapá

Realizado pela Setur, o roteiro técnico através do Famtour propicia que agências de viagem e guias de turismo conheçam mais a fundo os destinos turísticos e culturais do município a ser visitado.

Todo o roteiro é guiado, com o intuito de levar mais conhecimento ao distribuidor do produto turístico, para que ele saiba oferecer os atrativos com propriedade, além de promover parcerias com os empreendedores locais que possam fechar pacotes de turismo com o trade que está em visitação.

O Famtour busca promover potenciais turísticos do Estado como o ecoturismo e o etnoturismo.

Segundo a diretora de desenvolvimento de turismo, a longo prazo, o projeto Famtour irá percorrer com o trade por vários municípios em potencial turístico, primeiramente por cidades mais próximas à capital, como Mazagão, Porto Grande e Ferreira Gomes, que já estão com data marcada para acontecer, e futuramente percorrer por municípios mais distantes.

Ônibus turístico

O veículo ajudará a estimular o turismo no Estado, contribuindo para o desenvolvimento do turismo amapaense, oportunizando turismo pedagógico e social, como exemplo as atividades do programa Educação para o Turismo (EducaTur), que conta com roteiros turísticos para os alunos da rede pública de ensino. Além de promover visitas técnicas, fortalecendo as ações da Setur, em parceria com o trade turístico.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Arquivo/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá