Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 14 de junho de 2017 - 18:15h
Arraiá no Meio do Mundo terá apoio do Governo do Amapá
O fomento fortalecerá a manifestação cultural e aquecerá a economia local
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
O recurso será destinado aos 84 grupos que se apresentarão na Quadra Junina.

A Quadra Junina amapaense festeja a parceria com o governo do Estado para realização da 10ª edição do Arraiá no Meio do Mundo, que ocorrerá de 1º a 8 de julho no Sambódromo, na zona sul de Macapá, com a apresentação dos grupos estilizados e tradicionais. O termo de fomento que visa o apoio financeiro por parte do governo estadual à Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap) foi assinado na tarde desta quarta-feira, 14, pelo governador Waldez Góes.

O recurso será destinado aos 84 grupos que se apresentarão na Quadra Junina. O investimento beneficia as quadrilhas e garante, acima de tudo, o fomento da economia, com a geração de emprego e renda oriundos da demanda de novos postos de trabalho necessários à produção dos adereços, alegorias e indumentárias para as apresentações dos grupos juninos nos polos em que acontecem as seletivas.

A comunidade dos festejos juninos, representada pela federação e seus grupos, agremiações, produtores, promotores de eventos, costureiras, estilistas, coreógrafos e os empreendedores em geral também são beneficiados.

 

“Ter o apoio do Governo é fundamental. Temos a consciência de que a grave crise financeira que afetou nosso país impossibilitou a disponibilidade de recursos em 2016. Esse ano o governo demonstra claramente que ainda em fase de recuperação econômica se importa com a cultura do nosso Estado e destina esse recurso fomentando nossas tradições”, reconheceu a presidente da Fefap, Daiana Ramos.

O deputado Federal Marcos Reategui, reiterou que tem atuado junto com o governo nesta construção da política de fortalecimento das manifestações culturais.

“Uma sociedade precisa ter identidade, e essa identidade se conquista pela cultura. O fomento de eventos como este traz benefícios de grande impacto para sociedade, economia e cultura local, e o olhar do governador Waldez caminha junto dessa identidade”, destacou Reategui.

O governador Waldez Góes compartilhou que a fragilidade econômica impossibilitou o fomento de muitos eventos culturais. O momento ainda é delicado, mas a reorganização das finanças permitiu a retomada de apoios às manifestações religiosas e culturais.

“Os seguimentos sempre estiveram dentro da gestão onde priorizamos o diálogo. E mesmo nos momentos em que estivemos impossibilitados de apoiar financeiramente, oferecemos a estrutura governamental. Nosso foco é e sempre será de valorização das manifestações sejam elas religiosas ou culturais”, enfatizou Góes.

O mês de junho, para o calendário cultural amapaense, é de grande destaque, iniciando pelo ápice dos festejos do Ciclo do Marabaixo e, também, com a realização da Virada Afro, que ocorre pela primeira vez do Amapá, prestigiando a cultura negra local com uma vasta programação, que recebeu cerca de R$1 milhão de investimentos frutos da emenda parlamentar do deputado Federal Marcos Reategui. Dando continuidade ao calendário junino o apoio do Governo do Amapá destinou R$450 mil para realização do Arraiá no Meio do Mundo.

A Quadra junina é a segunda maior manifestação popular do Amapá, envolvendo diretamente os municípios de Macapá, Amapá, Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Serra do Navio, Calçoene, Porto Grande, Mazagão, Ferreira Gomes, Oiapoque e Santana.

Quadra Junina

A Quadra Junina iniciou no dia 30 de maio com a escolha da Garota e Garoto Fefap. Já as seletivas para a escolha dos Grupos Estilizados iniciaram no último domingo, 11, de junho, no Polo Norte que se concentra no município de Amapá, e reuniu os onze grupos representando os municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Ferreira Gomes, Porto Grande e Pedra Branca do Amapari, classificando sete grupos para final.

No próximo domingo,18, ocorrerá a seletiva do Polo Santana onde se apresentarão oito grupos e quatro se classificam. De 21 a 24, no Polo Macapá, se apresentam quarenta grupos e dezoito serão classificados. As seletivas finalizam no dia 28 de junho, no município de Laranjal do Jari, com a apresentação de seis grupos, e três serão classificados.

Os grupos estilizados classificados e os tradicionais se apresentam no período de 1 a 8 de julho no Arraiá no Meio do Mundo.

 Realização

O Arraiá no Meio do Mundo contará diretamente com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Polícia Militar do Amapá, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entre outros órgãos de governo.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá