Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 14 de maio de 2021 - 21:58h
População de Laranjal do Jari aprova implantação do ensino Civico-Militar em escola estadual do município
A escuta da população ocorreu nesta sexta-feira,14. O modelo de ensino será implantado na escola estadual Mineko Hayashida
Por: João Marcos Chaves
Foto: João Marcos Chaves
O modelo de ensino cívico-militar iniciará o trâmite de desenho ainda em 2021.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação (Seed), realizou nesta sexta-feira, 14, o processo de escuta pública em Laranjal do Jari para saber a opinião da população a respeito da implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militar (Pecim) na escola estadual Mineko Hayashida.

A escuta, que ocorreu na sede da unidade de ensino, consultou 246 pessoas que atenderam o chamado da equipe técnica da Seed através da divulgação realizada no município.

O grupo votante era formado pela equipe técnica da instituição, servidores, pais, estudantes e comunidade em geral, que tinham a opção de optar pela aprovação ou não da implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militar.

Para o morador do município de Laranjal do Jarí, o empresário Sanção Almeida Reis, de 48 anos, que reside no município há mais de duas décadas, o novo modelo de educação é uma oportunidade para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos estudantes laranjalenses.

“Eu sou super de acordo com a vinda desse modelo de escola para Laranjal. É a chance de o município resgatar o seu valor cultural e disciplinar e proporcionar aos alunos melhorias que serão benefícios para toda a comunidade”, disse o morador.

O coordenador de Educação Básica e de Educação Profissional da Seed, Ryan Muller, destacou como positiva a ação realizada.

“Todo o processo realizado foi tranquilo e proveitoso, essa missão é em benefício da educação e do povo do município de Laranjal do Jari”, disse Ryan.

Sobre a escuta

A escuta aconteceu no período de 9h às 16h e obteve o seguinte resultado:

- 241 pessoas votaram sim pela implementação do modelo de ensino

- 5 pessoas votaram não pela implementação do modelo de ensino.

Todo o processo ocorreu de forma clara e seguiu as medidas de segurança, estabelecendo rigorosamente o uso de máscara, uso de álcool 70% e cada pessoa com sua própria caneta para assinar a cédula de voto.

Toda a ação contou com o apoio da Polícia Militar do Amapá, que cuidou da segurança de todo o local para garantir a ordem do processo; e com a Promotoria de Justiça do município de Laranjal do Jari.

Estratégias futuras

Próximo passo é informar ao Ministério da Educação sobre a aprovação e iniciar os processos de planejamento e validação e execução ainda em 2021.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá