Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 14 de março de 2020 - 13:03h
Manejo de produção de suínos, bubalinos e aves é discutido em Mazagão
Produtores e acadêmicos participaram da capacitação ofertada pelo Rurap e SENAR.
Por:
Foto: Jeandson Magalhães/Rurap
Capacitação foi ofertada para produtores rurais de Mazagão.

Mazagão – Produtores rurais passaram por treinamentos voltados para o manejo de bubalinos, suinocultura e avicultura básica. A capacitação iniciou na segunda-feira, 9, e encerrou na sexta, 13.

O treinamento foi ministrado por profissionais do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

O técnico de agropecuário do Rurap, Jeandson Magalhães, atuou como instrutor do curso “trabalhador em granjas de suínos”. Segundo ele, o objetivo foi repassar conhecimentos técnicos e teóricos, e depois na prática.

Magalhães destaca também visando mostrar aos participantes, que já trabalham com a criação de suínos, como melhorar essa produção desde a instalação da granja, passando pela alimentação e sanidade animal, até o abate.

“Outro tema de importante discussão foi sanidade desses animais e o manejo alimentar, principais raças produzidas do Brasil, seleção e identificação de animais para a criação, práticas de formulações de ração animal, práticas de castração, aplicação de medicamentos e sobre a construção de instalações para a criação”, disse.

Trabalhando há muitos anos com a criação de suínos, o produtor Bernardo Lima relatou destaca a importância a ação dos poderes públicos em levar aos interessados os conhecimentos para serem aplicados com responsabilidade.

“O aprendizado é para tirar dúvidas sobre a criação de suínos, principalmente, para quem pretende comercializar, que requer técnicas de alimentação e higienização, importantes para proporcionar ao consumidor um produto de qualidade”, explicou.

Outros cursos

Em Mazagão Novo, acadêmicos dos cursos de Ciências Agrárias e Biologia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e que são de famílias de produtores rurais, participaram de do curso voltado para a criação de bubalinos.

Segundo o zootecnista do Rurap, Saulo Lima do Rosário, foram debatidos técnicas de manejo animal, desde a criação do bezerro até a parte de mercado, vacinação e controle sanitário, controle de rebanhos e inseminação artificial.

Foram destaques também as novas técnicas de sistemas de pastejo, o rotacionado, que é um modelo que precisamos implementar na Amazônia, ou seja, é preciso aumentar a quantidade de animais por área, e não desmatar para expandir a criação.

“Foi importante debater com eles, já que são jovens que vivenciam a bubalinocultura, muitos deles conhecem a parte prática, e agora com os conhecimentos teóricos, poderão implementar esse conhecimento nas propriedades”, reforçou o zootecnista.

No Projeto de Assentamento do Piquiazal, no ramal do Pioneiro, em Mazagao, 13 produtores rurais receberam orientações sobre criação de aves.

O responsável pela capacitação, o zootecnista também do Rurap, Marcelo Pardawill, enfatizou que o objetivo foi mostrar para os criadores, que a avicultura é viável a partir do momento em que deixa-se de praticar a avicultura comercial tradicional, aquela que utiliza somente ração comercial.

“O objetivo foi mostrar que a alimentação dessas aves parte de dois períodos, um usando a ração comercial no período de criação, nos primeiros 30 dias, e depois usar ração alternativa, baseada no uso da mandioca, macaxeira e outras sementes da floresta. Essa troca vai gerar uma redução de custo de 20% a 30% que vai se refletir no lucro para o produtor”, destacou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá